• Carregando...
Camarão na crosta de coco, com mel e pimenta – receita para fazer em casa e surpreender.
Camarão na crosta de coco, com mel e pimenta – receita para fazer em casa e surpreender.| Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo

Quem me acompanha aqui sabe que de vez em quando dou uma mergulhada nas publicações de chefs, cozinheiros e tudo o mais que se relaciona ao bom paladar. E não só em português, pois encontro ali uma boa maneira de praticar o inglês e o francês e tentar aprender mais do italiano e do espanhol.

Quando encontro uma receita, copio, colo e guardo para quando bater a vontade de fazer. Foi o que ocorreu com essa que estou sugerindo aqui, um Camarão na crosta de coco com mel e pimenta, que combina o delicado sabor do crustáceo com o toque adocicado e crocante de mel e coco. E ainda vem, de carona, um Aïoli de manga e pimenta habanero – que também pode ser servido com outros peixes ou frutos do mar.

Dia desses estava dando uma “viajada” pelos meus guardados e encontrei essa receita. É do chef Rich Cundiff, do Rocky's Hot Chicken Shack, restaurante bem estilo norte-americano, que fica em Asheville, Carolina do Norte.

O visual já me atraiu e foi aí que decidi fazer, sem mexer praticamente em nada e tendo apenas o cuidado de não deixar passar do ponto, para não emborrachar o camarão.

Para obter os camarões como eu queria, entrei em contato com a Pescados Keli Mozer, no Mercado Municipal, e pedi ao Pablício Mozer que me separasse a quantidade de camarões imaruí e que mantivesse a cauda. Normalmente eles vendem inteiramente limpos (a R$ 90 o kg), mas se encomendar antes e pedir, deixam a cauda, conforme o desejo do cliente.

Feito isso, foi só organizar as coisas e elaborar o prato para uma entrada de almoço de domingo. Que tal encarar neste fim de semana?

Ficou delicioso, posso garantir.

Vamos encarar?

Bom apetite!

Dicas

  1. Para obter melhor consistência na hora de processar os ingredientes do molho, pode ser interessante pôr a manga cortada no freezer até congelar ligeiramente.
  2. A recomendação de açúcar granulado pode valer tanto para açúcar cristal quanto para o demerara. Vai da escolha de cada um. Se não tiver, o açúcar refinado serve, embora não dê o mesmo efeito.
  3. Páprica defumada, sal defumado e outras especiarias podem ser encontradas no Mercado Municipal ou na Cípria – Ervas e Especiarias, casa especializada em todos os tipos de temperos.
  4. A pimenta habanero é forte e picante. Pode ser encontrada na banca especializadas em pimentas do Mercado Municipal. Cada uma custa R$ 1 e é mais do que suficiente para a receita. Caso não encontre, pode usar a dedo-de-moça, mas com as sementes, para obter a mesma intensidade.
  5. Recomenda-se sempre moer a pimenta-do-reino na hora, para ela liberar todos os sabores e não somente a picância, que acontece quando se compra a pimenta já em pó.
  6. É possível encontrar coco ralado fresco nas lojas que vendem doces feitos com coco (como quindins) e no Mercado Municipal, na Puro Coco. Alguns supermercados também estão recebendo o produto, mas em dias alternados.
  7. Importante manter o rabinho do camarão, para dar mais charme ao prato.
  8. As louças são da CW.Cristiana Wolf Ceramicas (@cristiwolf). O guardanapo, da Carola Home (@carolahomebr).
A combinação de ingredientes, com o toque de coco da crosta e da manga no molho, é perfeita.
A combinação de ingredientes, com o toque de coco da crosta e da manga no molho, é perfeita. | Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]