
Ouça este conteúdo
Segundo dados da Motiva, que administra o terminal, entre janeiro e junho de 2025, o aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou a passagem de cerca de 3 milhões de passageiros, entre os mais de 31 mil embarques e desembarques. O número representa um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados pouco mais de 2.7 milhões de passageiros.
Para o gerente do aeroporto, Éden Pisani Jr., o desempenho positivo está alinhado às estratégias da companhia. “Os resultados que alcançamos no Aeroporto Internacional Afonso Pena refletem o compromisso da Motiva em oferecer excelência operacional e contínuo planejamento estratégico. Temos investido em melhorias que ampliam a segurança, aumentam a capacidade operacional e elevam a experiência dos passageiros. Essas iniciativas não só permitem atender ao fluxo crescente de passageiros, mas também fortalecem nossa posição como um importante elo econômico e de mobilidade para o Paraná”, destaca o gestor.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
O aeroporto está em fase de expansão com a implantação de uma terceira pista de pouso e decolagem, com 3 mil metros de comprimentos, o que aumentará a capacidade do terminal e permitirá voos de longo alcance para a Europa e Estados Unidos. De acordo com a Motiva, o projeto executivo está em fase final para o início das obras em 2025. Ao mesmo tempo, estão sendo realizadas desapropriações para permitir o andamento da construção. A previsão é de que a nova pista fique pronta até o final de 2026.
Fundado em 1944, o aeroporto Afonso Pena atende Curitiba e Região Metropolitana com voos nacionais e internacionais, incluindo Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Lima (Peru). Está sob administração da Motiva desde março de 2022.







