Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Terra Norte

Aporá apresenta projeto de bairro planejado no interior do Paraná

Aporá Terra Norte
Terra Norte Residencial Parque terá um parque central de 83 mil metros quadrados. (Foto: Divulgação/Aporá)

Ouça este conteúdo

A incorporadora Aporá apresentou o projeto completo do Terra Norte Residencial Parque, empreendimento que terá impacto no desenvolvimento urbano de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná. A proposta é criar um bairro planejado, onde serão construídas residências, áreas comerciais, equipamentos urbanos e um extenso parque central de 83 mil metros quadrados, que será aberto ao público.

O empreendimento imobiliário deve transformar a dinâmica da cidade, com a conexão dos Jardins Bellagio e Eunice Eleotério, e ampliação da oferta de moradia, infraestrutura de lazer ao ar livre, serviços e oportunidades de negócios do município.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

O projeto habitacional será executado em três etapas, com residências prontas de diferentes tipologias, lotes residenciais, condomínio fechado com segurança 24 horas, além de áreas comerciais estrategicamente posicionadas no terreno de mais de 22 hectares.

O projeto prevê investimentos de mais de R$ 60 milhões e inclui um parque linear no centro do novo bairro inteligente, que conecta todas as áreas e foi planejado para ser um espaço de convivência para moradores e para toda a comunidade platinense.

O projeto proposto ao município inclui ciclovias e trilhas de caminhada, playgrounds, churrasqueiras públicas, espaço pet, academia ao ar livre, lago, quadras esportivas, pumptrack para bicicletas e patins, espaço para equitação, mirante, cinema ao ar livre e áreas para eventos culturais.

De acordo com sócio-fundador e diretor-executivo da Aporá, José Vilela de Magalhães Neto, entre as soluções urbanísticas aplicadas no projeto do Terra Norte estão ruas arborizadas, que favorecem o microclima e a estética, acessibilidade universal em calçadas e travessias, integração harmoniosa entre os setores residenciais, comerciais e institucionais, e a valorização das áreas verdes.

O projeto prevê parcerias com o poder público para ampliar a oferta de infraestrutura urbana, com espaços destinados a unidades de saúde, educação e transporte público. “Queremos que seja um projeto transformador não apenas para os futuros moradores, mas para toda a cidade. As áreas comerciais e os serviços trarão dinamismo ao bairro, fomentando o comércio local e gerando empregos. O coração do empreendimento será o parque linear, que conecta todas as áreas e cria um espaço de convivência vivo, democrático e sustentável”, descreve.

Outro destaque do projeto é a implantação de uma bacia de contenção com área de 10.570 metros quadrados e capacidade para mais de 8 mil metros cúbicos de água em períodos de cheia. Essa estrutura protege as áreas residenciais e o parque, evitando enchentes e reforçando o compromisso do empreendimento com a sustentabilidade.

Fase 1 do projeto habitacional: conforto acessível

A primeira fase do empreendimento da Aporá, lançada para construtores, corretores de imóveis e parceiros comerciais, contempla 31 unidades residenciais prontas para venda. As casas terão quatro opções de metragem – 60 metros quadrados, 66 metros quadrados, 72 metros quadrados e 84 metros quadrados – e diferentes configurações: unidades de 2 ou 3 quartos. O valor médio dos imóveis, que serão comercializados pelo programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, é de R$ 331 mil.

Os futuros moradores poderão escolher entre sete diferentes modelos de fachadas. “A intenção foi evitar a padronização típica das ‘casas em série’ dos programas habitacionais, oferecendo mais personalidade e variedade de escolhas aos moradores. Essa abordagem valoriza a individualidade e atende a diferentes necessidades e preferências”, complementa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.