• Carregando...
Sede do Grupo Boticário em São José dos Pinhais, região de Curitiba.
Sede do Grupo Boticário em São José dos Pinhais, região de Curitiba.| Foto: Eduardo Moody / Divulgação Grupo Boticário

O Grupo Boticário registrou faturamento recorde de R$ 18,1 bilhões em 2021. O volume representa crescimento de 14,7% em comparação a 2020, quando o grupo paranaense faturou R$ 15,7 bilhões - montante que já havia sido 2,6% maior do que em 2019.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A

O melhor resultado financeiro em 44 anos da companhia foi alcançado com 30% das vendas de produtos lançados há menos de um ano. O ano passado se encerrou com o 4 mil pontos de vendas próprios e franqueados das sete marcas do Grupo Boticário, mais os e-commerces das marcas.

O grupo com sede em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, credita o crescimento acelerado nas vendas como resultado da integração e complementariedade dos canais digitais. Só o e-commerce cresceu 33% em 2021. As mudanças da pandemia no hábito no consumo impactaram não só nas vendas, mas nos próprios produtos comercializados pelas sete marcas do Grupo Boticário ano passado.

Balança comercial do Paraná fecha negativa no primeiro semestre de 2022

"Nosso resultado é reflexo de um olhar atento às necessidade do consumidor, já que a pandemia impôs novos hábitos para boa parte dos consumidores", salienta o CEO do Grupo Boticário, Fernando Modé, em nota.

O CEO explica que o isolamento social criou uma nova rotina na higiene pessoal, menos complexa, porém mais intensificada. Só as vendas das linhas de produtos para cabelos e cuidados pessoais, por exemplo, aumentaram 32,5% e 22,5%, respectivamente ano passado.

Maquiagem ganha força em 2022

O cenário dos produtos de higiene pessoal está mudando em 2022, com a redução nos índices da Covid-19. "Nesse ano, com a queda das máscaras de proteção e retomada dos eventos sociais, percebemos uma demanda maior por batons e maquiagens em geral”, aponta o CEO do Grupo boticário.

A categoria maquiagem começou a apresentar sinais de retomada no último trimestre de 2021, justamente quando a vacinação da Covid-19 ganhou força, flexibilizando as restrições sociais. O que evoluiu para a as marcas O Boticário e Quem Disse Berenice? expandirem o faturamento nas lojas físicas e nas vendas diretas no primeiro trimestre de 2022.

As comercialização de make já apresentou ganho significativo nos três primeiros meses de 2022, com aumento de até dois dígitos em relação ao primeiro trimestre de 2021.

Aquisições para transformação digital

2021 também foi marcado no Boticário pela aquisição de empresas no plano de transformação digital do grupo. A primeira aquisição ano passado foi em abril da cearense Casa Magalhães, empresa de tecnologia com soluções para o varejo.

Na sequência, foi integrada ao grupo a gaúcha GAVB, especializada em inteligência artificial e big data. Em outubro, o Grupo Boticário adquiriu o código fonte utilizado por um de seus fornecedores na operação de venda direta. A aquisição mais recente foi em fevereiro desse ano da logtech catarinense Equilibrium, que desenvolveu um sistema de orquestração e inteligência artificial logística digital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]