
Ouça este conteúdo
O ano segue aquecido para o setor de turismo e hotelaria. De acordo com a pesquisa da empresa de tecnologia MindMiners, 8 a cada 10 brasileiros pretendem viajar no segundo semestre de 2026. Para 66% dos entrevistados, viajar nessas datas já está previsto no orçamento. O estudo também revela que 72% já viajaram nos primeiros seis meses deste ano.
Com o aumento da demanda, os hotéis têm se preparado para acompanhar a procura crescente por hospedagens, fluxo que se intensifica em feriados prolongados. De acordo com a pesquisa “O Viajante Brasileiro”, da Globo, 77% dos entrevistados têm a intenção de viajar durante feriados.
Segundo o gerente-geral do Bourbon Hotel e Suítes Curitiba, Odair Gonçalves, os índices refletem o movimento observado na capital paranaense, que registra maior procura e planejamento antecipado por parte dos hóspedes. Esse cenário também tem sido percebido pelo hotel, principalmente nos períodos de maior demanda, como os feriados prolongados.
“Houve uma expansão bem consistente. Nos feriados, o perfil mais comum é de famílias e casais. As famílias buscam praticidade, principalmente quem tem criança, e os casais vêm muito com a proposta de descanso, de sair da rotina. Amigos aparecem também, mas em menor volume e mais em datas específicas”, comenta.
O levantamento aponta ainda a preferência consolidada por hotéis frente a outros tipos de acomodação. “Hoje o hóspede não vem só para dormir. Ele quer usar o hotel, passar o tempo aqui, consumir nos restaurantes, relaxar. O hotel virou parte da experiência de lazer, não só um apoio para a estada. Além disso, piscina, academia e o conforto do apartamento acabam sendo decisivos na escolha de viajar. É uma experiência completa, sem deslocamento”, destaca Gonçalves.

O blog Paraná S/A é atualizado pelo time de Negócios da Gazeta do Povo. Sugestões de pauta podem ser enviadas no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br




