
A C.Vale inaugurou uma unidade esmagadora de soja em Palotina, no Oeste do Paraná, com capacidade de processamento de 60 mil sacas por dia. O empreendimento recebeu mais de R$ 1 bilhão de investimento entre 2021 e 2023 e ocupa uma área de 12 hectares no complexo agroindustrial da cooperativa.
A unidade é a terceira maior esmagadora do Brasil em plantas industriais de apenas uma linha de produção e a primeira em nível tecnológico. As obras levaram dois anos para ficar prontas e envolveram 1,1 mil funcionários de 35 empresas diferentes.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
A esmagadora vai entrar em operação em 2024 para produzir farelo e óleo de soja para fabricação de rações pela própria C.Vale. A cooperativa já acertou a venda da produção excedente para terceiros. Numa etapa posterior, a C.Vale planeja fazer novos investimentos para produzir gorduras industriais, margarina, maionese e até biodiesel.
Para facilitar o acesso ao seu complexo agroindustrial, a C.Vale acertou com o governo do Paraná e com o município de Palotina a conclusão de um contorno viário. A cooperativa projeta um fluxo diário de 600 caminhões e carretas, considerando o transporte de soja, rações, frangos e peixes.
“Foi assim, sonhando alto, mas com os pés no chão que erguemos esta esmagadora de soja. Investimos mais de R$ 1 bilhão para produzirmos farelo de soja com alto teor de proteína e maior rendimento de óleo”, afirmou o presidente da C.Vale, Alfredo Lang.
A C.Vale vai fazer a gestão da esmagadora pelos padrões da indústria 4.0, com controle integrado de todas as etapas do processo, desde a chegada dos caminhões ao estacionamento, descarregamento e beneficiamento da soja. “Teremos acesso a indicadores de desempenho em tempo real, com medição da composição da soja na entrada e do óleo, farelo e casca na saída, monitorando índices como umidade e proteína”, revelou Lang.
-
Agro aposta em emenda para aumentar indenizações e dificultar demarcações de terras indígenas
-
Acidentes custam o dobro do que o país investe em rodovias
-
Como a oposição vai tentar barrar no Senado a indicação de Dino ao STF
-
Ministério de Dino recebe “premiação” de órgão com menor transparência em 2023
Agro brasileiro vai conquistar mais um pódio e com o dobro de produtividade dos EUA
Economistas veem risco de “contabilidade criativa” em fundo do governo para o ensino médio
Quais são as melhores e as piores rodovias do Brasil
Usina para remover sal da água pode derrubar a internet brasileira, dizem operadoras