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Cargolift tem investido continuamente em tecnologia.
Cargolift tem investido continuamente em tecnologia.| Foto: Divulgação

A Cargolift Logística, criada em Curitiba há 28 anos, deve registrar faturamento de R$ 344 milhões em 2022, uma evolução de 22% em relação ao ano passado. Além disso, projeta um aumento de 27% no faturamento para o próximo ano.

O resultado positivo se deve principalmente ao investimento em tecnologia em sua plataforma digital colaborativa e à diversificação da atuação com a estratégia de concentrar suas operações nas regiões Sul, Sudeste e fluxo de conexão com o Nordeste para proporcionar sinergias operacionais e com isso menor custo por otimização de ativos.

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A empresa chegará ao final de 2022 com 15% mais empregos diretos frente a um crescimento da receita no segundo semestre. Como não ocorreu alteração na participação da frota própria nas operações, este indicador mostra que a tecnologia tem proporcionado aos colaboradores maior produtividade e eficiência operacional.

O quadro deverá fechar o ano de 2022 com 528 funcionários distribuídos em 13 filiais no Brasil, dentre elas quatro armazéns e/ou Centros de Distribuição Logística e Consolidador (CDLC) nas cidades de Vinhedo (SP), São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo (SP) e Osasco (SP). Em fevereiro a Cargolift inaugurará o HUB2 em Curitiba, com 9 mil m2 de armazém logístico.

“No Brasil para operar no transporte rodoviário basta ter um caminhão arrendado e por isso qualquer empresa pode fazer. É quase como uma commodity. Nós crescemos continuamente por conta dos investimentos em tecnologia, na racionalização de custos operacionais e na sustentabilidade, na criação de produtos inovadores e modelo de gestão focado em ‘Lean Logistics’ junto aos clientes e na garantia de competitividade e segurança, como o título de OEA (certificado de Operador Econômico Autorizado pela Receita Federal)”, diz o diretor financeiro da Cargolift, Rafael Mansur.

A Cargolift utiliza em suas operações uma plataforma colaborativa com inteligência artificial (I.A.), implementada em 2019 e já bem consolidada, atendendo 75% das quase 500 viagens diárias operadas pela empresa. A ferramenta é capaz de montar rotas otimizadas, convidar caminhões para atender as demandas, fazer o tracking, interagir com janelas de carga/descarga nos armazéns da operadora e ainda valorizar a meritocracia dos motoristas pela performance. Tudo isso ocorre sob o algoritmo que busca menor emissão de gases de efeito estufa.

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