• Carregando...
Cocamar Máquinas investe na automatização do inventário
| Foto: Divulgação

A Cocamar Máquinas, que há sete anos atua como concessionária da John Deere, implementou o projeto Lean Six Sigma com o objetivo de adotar novas tecnologias nas atividades de estoque e automatizar o processo de inventário.

Essa mudança era necessária para aprimorar a rastreabilidade de peças de reposição, antes realizadas de forma manual por meio de anotações feitas a mão pelos colaboradores. Uma prática que não evitava a presença de uma grande margem de erro, além de prejudicar a acuracidade das informações extraídas do inventário.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

Para tirar do papel o trabalho de relacionar todos os 28 mil itens de produto (SKUs) e 130 mil unidades totais armazenados em seus 11 pontos de atendimento (abrangendo os municípios de Maringá, Paranavaí, São Pedro do Ivaí, Querência do Norte, São Jorge do Ivaí, Cornélio Procópio, Apucarana, Ivaiporã, Cambé, Andirá e Santo Antônio da Platina), a Cocamar Máquinas contou com a Seal Sistemas, uma das maiores integradoras de tecnologias avançadas para a cadeia de suprimentos do Brasil, para desenvolver um amplo projeto de automação.

A parceria já resultou na adoção de coletores de dados e impressoras de códigos de barras para melhorar a eficiência dos processos e a assertividade das informações disponíveis aos clientes sobre cada componente. Ambos os dispositivos são compatíveis com a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), que a concessionária pretende utilizar em um futuro breve para adotar o inventário ativo – ou a contabilização constante e em tempo real dos itens no estoque, com o apoio de etiquetas e antenas de radiofrequência.

“O tempo que gastávamos com a ausência de automação foi reduzido drasticamente após a implementação dos coletores de dados. Além da maior agilidade no inventário e da maior visibilidade de dados para os estoquistas, eliminamos a margem de erro ao assegurar a localização correta de cada item dentro do estoque”, diz o supervisor corporativo de peças da frente de estoque da Cocamar Máquinas, Alison Cesar de Souza Borges.

O projeto de automação da Cocamar Máquinas terá as próximas fases iniciadas a partir do primeiro trimestre de 2024. A etapa seguinte envolve a adoção de novos leitores RFID e do Kairos IoT, um software WMS desenvolvido pela Seal Sistemas que irá operar de forma integrada com os coletores de dados e as impressoras – que já possuem a funcionalidade
de imprimir etiquetas de radiofrequência.

Futuramente, com a adoção do inventário ativo como projeto piloto, a expectativa da Cocamar Máquinas é de que os pontos de expedição passem a ser controlados de forma remota e em tempo real com o apoio da tecnologia RFID. Para isso, a companhia pretende realizar testes com uma antena ATR7000, a ser instalada no teto do armazém.

“A transformação digital da gestão de estoque é uma tendência capaz de beneficiar diversos segmentos envolvidos na cadeia de distribuição. O projeto que desenvolvemos para a Cocamar Máquinas é mais um exemplo da alta aplicabilidade de tecnologias como coletores de dados e RFID para automatizar estoques e acelerar o processo de inventário, ampliando a eficiência operacional até mesmo no setor de insumos agrícolas”, afirma o CEO da Seal Sistemas, Wagner Bernardes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]