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A Cargolift, uma das líderes do setor de transportes no Brasil, anunciou um crescimento de 37% em seu faturamento, encerrando 2024 com uma receita bruta de R$ 544 milhões. O resultado supera em 11% a projeção de crescimento médio estabelecida no início do ano passado, reafirmando a estratégia da empresa que combina inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade. Para 2025, a expectativa da empresa é crescer mais 16%.
Para Markenson Marques, fundador e CEO da empresa, "esse crescimento é um reflexo direto da política da qualidade da Cargolift que visa superar as expectativas de seus clientes e parceiros, além de ser uma comprovação da capacidade da empresa de superar expectativas dos clientes e parceiros em inovações tecnológicas”, ressalta.
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“Desde 2018, seguimos com investimentos expressivos em tecnologia com foco na Inteligência Artificial, com R$ 22 milhões investidos apenas na tecnologia para a nossa Control Tower nos últimos 5 anos, e isso tem gerado maior produtividade operacional, menores custos e redução das emissões dentro do Eco Cargolift, que é nosso programa de sustentabilidade”, completa.
Fundada em 1994, a empresa consolidou-se como um dos maiores operadores logísticos do país, dispondo atualmente de 13 filiais espalhadas por sete estados em uma operação que conta com pontos de armazenagem e uma frota própria que inclui mais de 600 veículos. Nesta trajetória de mais de três décadas, a solidez financeira tem sido uma constante para a empresa.
De um faturamento de R$ 346.4 milhões em 2022, a Cargolift saltou para R$ 402.8 milhões no ano seguinte, até registrar a receita bruta de R$ 544 milhões em 2024, segundo dados de seu último balanço financeiro. Da mesma forma, para janeiro deste ano, a empresa tinha como meta atingir uma Receita Operacional Líquida de R$ 30,8 milhões, número este que foi superado em 32,84%, registrando R$ 40,9 milhões. Este é o maior valor de receita já alcançado no mês de janeiro na história da companhia, um resultado advindo do crescimento orgânico, novos contratos prospectados e crescimento nas operações de e-commerce.
Além disso, dentre as principais iniciativas que contribuíram para o desempenho ao longo do último ano está o intenso investimento em tecnologia, materializado, principalmente, em uma plataforma colaborativa de logística. Em parceria com a Matrixcargo, a empresa utiliza IA para otimizar e digitalizar processos logísticos, visando reduzir custos ocultos (como paradas improdutivas e subutilização de frota) e impactos ambientais das operações. A Cargolift também focou em sua atuação no transporte de cargas no Comex, com operações de freight collaboration, além do aprimoramento de seus pontos de armazenagem, como a ampliação e o realocamento estratégico de seu terminal em São Bernardo do Campo.
"Estamos confiantes de que nossa estratégia de investimento em tecnologia e práticas ambientais sustentáveis continuará a gerar bons resultados. Para 2025, a ampliação da nossa frota própria com veículos menos poluentes e a adoção de iniciativas ainda mais eficientes para a redução de emissões de carbono serão prioridade. Buscamos, cada vez mais, liderar o mercado com soluções inovadoras que atendam às necessidades dos nossos clientes ao mesmo tempo em que reduzem os impactos ambientais", conclui Marques.







