Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Suprimento

Compagas abre chamada pública para aquisição de gás natural e biometano

Compagas
Compagas pretende contratar até 250 mil m³/dia. (Foto: Divulgação/Compagas)

Ouça este conteúdo

A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) lançou na segunda-feira (23) uma nova chamada pública para aquisição de gás natural e biometano. O objetivo é contratar cerca de 250 mil metros cúbicos por dia (m³/dia) para atendimento ao mercado cativo a partir de 2026, complementando os contratos de suprimento atualmente em vigor.

A chamada também contempla propostas voltadas a projetos de expansão de rede em municípios estratégicos, como Londrina e Maringá, além da contratação de volumes para períodos sazonais e na modalidade interruptível. A iniciativa visa ampliar e diversificar o portfólio de suprimento da companhia, fortalecendo a segurança energética do estado.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

“Estamos em um momento de forte expansão, com investimentos estimados em R$ 500 milhões até 2029 para levar o gás canalizado a novos municípios e incluindo a distribuição de gás renovável, o biometano. Contratar suprimento com mais competitividade é essencial para acelerar o desenvolvimento do Paraná e apoiar uma transição energética segura e eficiente”, destaca Eudis Furtado Filho, CEO da Compagas.

Nos últimos anos, a Compagas tem intensificado o uso de chamadas públicas como instrumento estratégico para ampliar a competitividade, garantir eficiência operacional e diversificar fontes de suprimento, alinhando-se à evolução do mercado de gás e à busca por soluções energéticas mais sustentáveis. Atualmente, a companhia conta com um volume firme contratado de 530 mil m³/dia, além de contratos na modalidade interruptível.

O novo processo está sendo lançado de forma conjunta com a Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul) e a Necta, ambas controladas pela Compass e pela Commit. No entanto, a seleção e contratação das propostas será feita individualmente por cada distribuidora.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.