• Carregando...
Acordo entre Brasil e México vai zerar tarifas para veículos pesados em 2023
Fábrica da DAF, em Ponta Grossa (PR).| Foto: Rodrigo Czekalski/Divulgação

A montadora Daf Caminhões, cuja planta no Brasil fica Ponta Grossa, no Campos Gerais, passou a Scania e teve o segundo caminhão pesado mais vendido no país em janeiro de 2022. Com 499 unidades emplacadas, o modelo XF ficou atrás apenas do Volvo FH 540 (776 emplacamentos). Com o desempenho, a fábrica paraense elevou para 11% o seu mercado no segmento.

Em dezembro de 2021, o veículo da Daf havia sido superado em emplacamento pelo Scania R450. Foram 506 caminhões contra 725. Todos os dados são das pesquisas mensais da Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores (Fenabrave).

Os pesados puxam as vendas de caminhões no Brasil. Em janeiro, foram emplacados 4,2 mil veículos nesta categoria, o que corresponde a 50,19% da venda de caminhões no país. Quando consideradas todas as categorias (pesado, semipesado, leve e semileve) o número de emplacamento bateu 8 mil veículos no primeiro mês do ano.

Os bons números mostram o crescimento da Daf, indústria instalada no Paraná em 2013. No Brasil, a multinacional ainda atua apenas com caminhões pesados e semipesados. Juntando as duas subdivisões, a empresa emplacou 528 veículos. Por ora, a montadora atua apenas nas duas categorias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]