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Serviços públicos
Serviços públicos são acessados pelo telefone celular.| Foto: Unsplash

A implementação da digitalização do setor público na região Sul do país deve resultar em aumento de investimentos em tecnologia em 2023. É o que identificou uma pesquisa inédita encomendada pela Dell Technologies junto à consultoria IDC. De acordo com o estudo, 52% dos gestores da administração pública preveem um aumento no orçamento destinado para Tecnologia da Informação para este ano – sendo o maior porcentual dentre todas as regiões do Brasil.

O estudo inédito, intitulado "Tendências de investimento em TI para o segmento governo no Brasil", ouviu administradores e tomadores de decisão da gestão pública das esferas federal, estadual e municipal em 152 municípios da federação com mais de 10 mil habitantes. O objetivo foi compreender como os órgãos governamentais estão lidando com a tecnologia para acelerar a jornada digital, além de fornecer caminhos para que administração pública possa aprimorar a sua gestão por meio do uso de inovação.

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Ainda segundo o estudo, o Sul foi a região que mais relatou ter uma agenda frequente de reuniões com o principal executivo da administração, seja ele prefeito, governador ou secretário, para debater o tema da inovação. Apenas 20% dos gestores públicos ouvidos no levantamento afirmaram não ter essa recorrência - abaixo do porcentual identificado em outras localidades brasileiras.

O levantamento da Dell Technologies e da IDC aponta que a adoção disseminada de tecnologia pelas diferentes áreas da administração pública pode e deve ser a forma de melhorar os serviços aos cidadãos, além de resultar em outros ganhos da gestão. Ainda assim, segundo o estudo, 65% dos respondentes da região Sul consideram que o orçamento limitado para iniciativas digitais é um dos principais obstáculos para implementar as estratégias de transformação digital dentro dos órgãos governamentais. Além disso, os entrevistados também apontam que a cultura organizacional resistente a mudanças (63%) e a resistência a novas formas de trabalhar (39%) também contribuem nesse processo.

"Nós vimos nos últimos anos, especialmente durante os períodos mais agudos da pandemia, a tecnologia sendo um vetor essencial para o pleno funcionamento das instituições, e na gestão pública isso não foi diferente", afirma o diretor para Setor Público da Dell Technologies, Bruno Assaf,. "Para que isso se consolide ainda mais nos próximos anos, é primordial que o tema da digitalização faça parte integrante da agenda principal de transformação de governo. Somente assim alcançaremos no futuro uma sociedade digital”, finaliza.

“Pelo estudo percebemos que, nos próximos 12 meses, as prioridades dos gestores da região Sul direcionadas a melhorar os serviços da administração geral desses órgãos são: a modernização e integração de tecnologias para reduzir redundâncias e silos de infraestrutura, o aumento do uso de dados em tomadas de decisão, e o melhor gerenciamento de custos e redução de despesas, citadas por 41%, 44% e 44% dos respondentes, respectivamente”, revela o gerente de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil, Luciano Saboia.

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