• Carregando...
Dois supermercados do Paraná estão entre os 10 melhores do país: veja quais
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Duas marcas paranaenses estão entre as dez melhores redes de supermercados do Brasil, aponta pesquisa da consultoria Dunnhumby, líder mundial em análise de dados dos consumidores. A segunda edição do Índice de Preferência do Consumidor (IPCon) ouviu no mês de maio 10 mil consumidores de 47 redes supermercadistas de todo país, tanto no varejo físico quanto digital.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A

O grupo Mufatto, de Cascavel, ficou na terceira colocação geral do IPCon. Já a rede Condor, de Curitiba, conquistou a décima colocação. No ranking das lojas mais visitadas na Região Sul, o Condor ficou em primeiro lugar, com o Mufatto em sexto. O estudo não revelou números dos consumidores nas lojas.

Os 10 supermercados mais bem avaliados no IPCon

  • 1º - Zaffari (RS)
  • 2º - Assaí (SP)
  • 3º - Muffato (PR)
  • 4º - Mateus (MA)
  • 5º - Mercado Livre (SP)
  • 6º - Giassi (SC)
  • 7º - Lojas Americanas (SP)
  • 8º - Carrefour (SP)
  • 9º - Nordestão (RN)
  • 10º - Condor (PR)

"De forma geral, os varejistas regionais se destacam na preferência dos consumidores, pois conseguem estar mais próximos dos consumidores e por terem um histórico de relacionamento com seus clientes, buscando equilibrar um mix positivo de preço, variedade e experiência", afirma a Dunnhuby em nota.

O estudo avalia a capacidade das empresas de atender as necessidades dos clientes em aspectos tangíveis - o quanto gasta nas lojas, por exemplo - e emocionais - a ligação afetiva do consumidor com a marca.

A análise da Dunnhumby mostra também que os consumidores baseiam o comportamento de consumo em cinco pilares, nesta ordem: preço e promoção; variedade e qualidade; experiência na loja; sustentabilidade e impacto social e, por fim, relacionamento com o cliente.

Mufatto é o 3º melhor no geral

O Mufatto, que além da matriz em Cascavel tem lojas em Curitiba e outras cidades do Paraná, além do interior de São Paulo, ficou atrás apenas da rede gaúcha Zaffari e do atacarejo Assaí, com base em São Paulo.

“Este resultado é reflexo dos nossos esforços para compreender as expectativas dos consumidores e criar um ambiente de compras que atenda a essas necessidades", aponta o diretor do grupo, Everton Muffato.

Mufatto é o terceiro melhor supermercado do Brasil, aponta pesquisa IPCon.
Mufatto é o terceiro melhor supermercado do Brasil, aponta pesquisa IPCon.| Aniele Nascimento/Gazeta do Povo / Arquivo

Everton enfatiza também que a empresa investiu nos últimos anos em multinacais de atendimentos aos clientes e campanhas de fidelização, além de ações internas, principalmente na qualificação dos colaboradores.

"Nossa classificação entre os melhores varejistas do Brasil no IPCon, que mede a satisfação do nosso cliente final, indica que estamos no caminho certo”, avalia do diretor do Muffato.

Condor é o 10º melhor no geral

Já o Condor, cuja sede é em Curitiba mas tem lojas em outras cidades do Paraná e de Santa Catarina, ficou atrás apenas de grandes players do varejo nacional, como Mercado Livre (5º), Lojas Americanas (7°) e Carrefour (8°), além de marcas regionais, como a maranhense Mateus (4º) que atua também em outros seis estados do Nordeste e Norte, a catarinense Giassi (6º) e a rede Nordestão (9ª) do Rio Grande do Norte.

Condor ficou entre os dez melhores supemercados do Brasil na pesquisa IPCon.
Condor ficou entre os dez melhores supemercados do Brasil na pesquisa IPCon.| Aniele Nascimento/Gazeta do Povo / Arquivo

Por outro lado, o grupo da família Zonta é o mais visitado por consumidores no Sul do Brasil. A coluna Paraná S/A procurou a assessoria de imprensa do Condor para um pronunciamento sobre o bom resultado na pesquisa. Mas até a publicação nenhum diretor foi encontrado para comentar a décima colocação no IPCon.

Onde o brasileiro compra

O levantamento da Dunnhumby aponta que 37% dos gastos com alimentos nos supermercados brasileiros é através de canais digitais. O IPCon também mostra que 80% dos consumidores que responderam à pesquisa já fizeram compras de supermercado online - tendência que ganhou força na pandemia, principalmente no período de isolamento social.

Por outro lado, o estudo aponta que o consumidor voltou com força para as compras presenciais. Em 2022, o número de visitas semanais às lojas aumentou 49% em relação também ao mês de maio de 2021. Porém, aponta o levantamento, isso não significa fidelidade.

O IPCon 2022 também aponta que o supermercado é o formato preferido de compras, visitado por 84% dos entrevistados nos 30 dias anteriores à pesquisa. Os hipermercados ficaram na segunda posição, com 61% do público comprando nessa modalidade de varejo, e as mercearias/minimercados em terceiro lugar, sendo visitados todo mês por 57% dos entrevistados.

O atacarejo, modalidade que vem ganhando força em todo o país, foi visitado no período de um mês por 41% dos consumidores consultados, ocupando posição relevante para as grandes compras de abastecimento da casa.

Já as vendas por e-commerce, seja por sites ou aplicativos, também alcançou 41%. Porém, com papel de reposição pontual e de compra de conveniência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]