Foi no início de 2021 que a Mundo Toy, loja virtual de brinquedos de Maringá criada em 2017, decidiu apostar no franqueamento - neste caso, digital - para crescer. O processo foi realizado entre março e abril deste ano e, de lá para cá, a empresa conseguiu vender 23 franquias, oito das quais já estão em operação. Agora, o plano é chegar a 200 unidades em 2022 e até mudar o modelo de negócio da empresa original.
“A ideia é escalar o maior número de franqueados possível para virar uma distribuição de brinquedos”, conta o CEO da Mundo Toy, Gustavo Agostine Azevedo. Por ser um e-commerce, o modelo é altamente escalável e a mudança permite que o foco não fique dividido entre as vendas próprias e a distribuição de produtos vendidos por terceiros.
O franqueamento da Mundo Toy funciona da seguinte forma: os brinquedos ficam no galpão da loja em Maringá, um espaço de 1.400 metros quadrados, e os franqueados recebem uma loja digital personalizada por meio da qual vendem esses produtos - e que é conectada ao sistema da Mundo Toy. Quando uma venda é realizada, o estoque de todas as franquias é alterado e são os funcionários do galpão que organizam a entrega.
Dessa forma, quem compra as franquias pode estar em qualquer região do país e não precisa de espaço físico para estoque - e foi por isso que surgiu a ideia de transformar o e-commerce em uma distribuidora de brinquedos.
As franquias da Mundo Toy são vendidas por três preços diferentes: R$ 9 mil, R$ 12 mil e R$ 15 mil. A diferença entre elas está no nível de personalização da loja e no auxílio oferecido com ações de divulgação e marketing. De acordo com Azevedo, o franqueado por faturar de R$ 5 a R$ 10 mil por mês, com margem de lucro de 20 a 30%, com duas a três horas de trabalho por dia.
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