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Lançamento da linha de diamantes BB Dreams com espaço exclusivo nas lojas Big Ben faz parte da expansão do Grupo Bergerson.
Lançamento da linha de diamantes BB Dreams com espaço exclusivo nas lojas Big Ben faz parte da expansão do Grupo Bergerson.| Foto: Patricia Amancio / Divulgação Begerson

A paranaense Bergerson vai abrir em 2022 a primeira joalheria no estado de São Paulo. A marca, que completa 60 anos em 2023, já opera no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e pretende inaugurar em setembro a sétima loja no Shopping Iguatemi de Campinas, segunda maior cidade paulista.

Nos próximos anos, o grupo também planeja levar ao mercado paulista a marca Big Ben, que completa 50 anos em novembro e hoje opera 15 pontos no Paraná e Santa Catarina. A expansão da Big Ben também inclui novas lojas no interior do Paraná e a entrada da marca no Rio Grande do Sul.

"Somos uma das maiores redes de joalherias do Brasil, mas estamos concentrados no Sul. Por isso a loja de Campinas é um marco para o grupo. Vamos conhecer esse mercado e futuramente levar também a Big Ben para São Paulo", afirma a diretora comercial do Grupo Bergerson, Karine Sacker.

A ida para São Paulo faz parte da expansão do grupo, que em 2021 viu o faturamento crescer mesmo no pior momento da pandemia, quando a indústria e o comércio de forma geral foram impactados pelas restrições sanitárias. Dados do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais e Metais Preciosos (IGBM) apontam que o mercado interno de joias teve crescimento de 20% ano passado. A diretora comercial da Bergerson não revela percentuais, mas garante que o grupo teve crescimento maior do que a média nacional.

"Nosso crescimento foi maior, inclusive, do que sobre anos não pandêmicos. Ano passado foi muito bom para nós. E o mais importante: seguimos crescendo", comemora da Karine.

A diretora comercial explica que por causa das restrições preventivas da Covid-19 as pessoas ficaram impedidas nos dois últimos anos de viajar, confraternizar e ir a bares e restaurantes. Com isso, muitos desses gastos foram canalizados na compra de joias e relógios.

"As pessoas buscam nas joias e relógios um produto que eternize momentos. São conquistas pessoais: o nascimento de um filho, um casamento, uma formatura, um noivado. Datas importantes que são eternizadas pelos nossos produtos. E isso não deixou de acontecer. Na verdade, na pandemia as pessoas buscaram ainda mais formalizar essas vitórias pessoais através dos nossos produtos", explica.

Karine enfatiza que o grupo teve de fazer uma série de adaptações no atendimento não só para atender, mas também para continuar fidelizando os clientes. Entre as ações, a diretora comercial cita vendas por Whatsapp, atendimento por telefone, uso de links de pagamento, além, do próprio site da marca.

"Nosso grande diferencial é a fidelização. Talvez outros segmentos que não tenham essa fidelização tão forte tenham sofrido mais nesse período difícil", avalia Karine.

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados (12 de junho) é estratégico para a expansão do Grupo Bergerson. Karine explica que a data é a oportunidade para captar novos clientes, que até então nunca tiveram experiência com compras em joalherias.

O grupo aposta no Dia dos Namorados para alavancar a coleção BB Dreams, de diamantes com designer exclusivo. Duas lojas da Big Ben já contam com um novo espaço voltado para essa coleção, no Shopping Palladium e em Londrina.

"Avançamos nas novas lojas com novo visual para cativar ainda mais os clientes. Temos expectativa de crescimento de 10% a 15% nessas lojas reformuladas. E isso já está acontecendo", afirma Karine

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