i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paraná S.A

Foto de perfil de Paraná S.A
Ver perfil
Prototipagem

Estudante de design produz jogo inclusivo com ajuda de Fab Lab gratuito

  • PorEquipe Paraná S/A
  • 13/11/2019 15:00
Julia Alberti Ginde desenvolve jogo de tabuleiro para pessoa com deficiência visual no Fab Lab da Rua da Cidadania do Cajuru.
Julia Alberti Ginde desenvolve jogo de tabuleiro para pessoa com deficiência visual no Fab Lab da Rua da Cidadania do Cajuru.| Foto: Valdecir Galor / Prefeitura de Curitiba

Com a ajuda do Fab Lab da Rua da Cidadania de Cajuru, a estudante de Design de Produto, Julia Alberti Ginde, de 22 anos, conseguiu produzir e imprimir na impressora 3D um protótipo de jogo de tabuleiro para crianças com deficiência visual. O laboratório gratuito de prototipagem é mantido pela Prefeitura de Curitiba e desde março, ajudou a desenvolver 50 projetos da comunidade.

O jogo de tabuleiro desenvolvido para crianças com deficiência visual foi idealizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde Julia cursa o 4° ano. A jovem agora faz adaptações necessárias para produzir o produto final, que será feito em madeira, na máquina de corte.

Depois de pronto, a estudante ainda pretende levar o brinquedo para teste com crianças que possuem deficiência visual. Para ela, o laboratório foi essencial para o projeto. "É importante as cidades oferecerem à população esse conceito do 'faça você mesmo' como Curitiba faz, conta Julia.

Laboratório gratuito

O Fab Lab conta com laboratório de informática, prototipagem com impressoras e scanner 3D, além de cortadora a laser, router, plotter e fresadora. Para utilizar, é preciso marcar horário pelo telefone (41) 3221-2421 ou pelo e-mail fablab@smte.curitiba.pr.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 12 h e das 13 às 17 horas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.