Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Parte da Feira de Imóveis
O evento encerra no domingo (18). O tema da 28ª edição é Cidade Inteligente.| Foto:

A 28ª edição da Feira de Imóveis começou nesta quarta-feira (14), em Curitiba, no Campus da Indústria da Fiep. A expectativa é receber um público de 10 mil pessoas em cinco dias de evento. Na ocasião, os visitantes podem conferir 30 mil opções de imóveis entre novos e usados, comerciais e residenciais.

O presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná (ADEMI-PR), Leonardo Pissetti, na abertura do evento, salientou a expectativa no aquecimento do mercado imobiliário. Também destacou o tema da edição 2019, que é Cidade Inteligente.

"Mais do que um feira com oferta de imóveis, estamos em uma arena de tecnologia. A Feira de Imóveis está conectada com o que o mercado exige. É uma nova geração de serviços atendendo a uma demanda existente", esclareceu Pissetti.

Pissetti se referiu também a Arenatech, uma novidade na Feira. Trata-se de um espaço para startups e desenvolvedores independentes mostrarem as suas ideias e soluções para área.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscom-PR), Sérgio Luiz Crema, também esteve presente e encorajou os expositores. "O mercado passou por uma das maiores crises econômicas já vistas, que durou quase cinco anos. Os empreendedores são resilientes e, finalmente, estamos retomando o fôlego", declarou.

É na <em>Arenatech</em> que acontecem as palestras e bate-papos da Feira de Imóveis. Foto: Camila Machado.
É na Arenatech que acontecem as palestras e bate-papos da Feira de Imóveis. Foto: Camila Machado.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, representando o prefeito da cidade, endossou a iniciativa da Feira de Imóveis e arrematou com o tema das cidades inteligentes. "Iniciativas com foco em cidades inteligentes só têm valor quando são pensadas para o cidadão. A Feira reúne em um só lugar diferentes possibilidades", disse.

O Vale do Pinhão, movimento do município que une startups para promover ações de Cidades Inteligentes, tem estande na Feira de Imóveis. Foto: Camila Machado.
O Vale do Pinhão, movimento do município que une startups para promover ações de Cidades Inteligentes, tem estande na Feira de Imóveis. Foto: Camila Machado.

Financiamento

Representantes da Caixa Econômica Federal tem um estande na Feira de Imóveis e fazem, na hora, simulações de financiamento, sanando as dúvidas dos futuros compradores. É possível já sair do local com o crédito aprovado. "Buscamos valorizar e mobilizar o mercado. Um exemplo é taxa de 8,5% de juros nos financiamentos", destacou o superintendente da Caixa, Adriano Borges Resende.

A Ademilar, especialista em consórcios, também está explicando sobre o serviço e fechando negócios.

Debate sobre o setor

O primeiro dia da Feira de Imóveis também teve bate-papo sobre tendências do setor. Pedro Augusto, do Centro Acadêmico de Negócio Imobiliários da Universidade Federal do Paraná (UFPR), explicou sobre como a universidade pode agregar valor ao mercado.

"A universidade está à disposição do mercado e, quando universitários e empresários trabalham juntos, todos saem ganhando", disse. Do trabalho que desenvolve no hub, o estudante destacou o uso da realidade virtual.

Claiton Oliveira, da Rede de Vistoria, falou sobre a necessidade de atualização do mercado, principalmente no foco ao atendimento humanizado. "A tecnologia contribui muito, mas o diferencial está em aliar os recursos ao atendimento pessoal e personalizado. Quando falamos em imóveis, estamos sempre falando em sonhos", destacou. A Rede de Vistoria atende 40 imobiliárias de Curitiba e faz a ponte entre inquilinos e proprietários, auxiliando nos processos e possíveis transtornos aos patrimônios.

O final da noite teve ainda a fala das startups Azuba, especializada em criar visualizações interativas em realidade virtual e realidade aumentada; Zimobi, de aluguel online; e da ICanvas, plataforma de planejamento de compra de imóveis.

Eduardo Dória, CEO da Zimobi, pontuou sobre o que chamou de "dores do mercado imobiliário". "Quem quer alugar um imóvel ou quem quer alugar o seu quer rapidez e facilidade. O desafio é deixar os trâmites burocráticos mais acessíveis", falou.

Eli Lara, da ICanvas, destacou o excesso de informação que a internet traz e como isso pode confundir o comprador. "É uma decisão séria comprar um imóvel e um planejamento é essencial. Por isso, o planejamento em formato de Canva - uma forma visual - facilita o processo. O comprador enxerga as possibilidades e crava o negócio quando tem certeza", informou sobre o serviço da sua empresa.

A Feira de Imóveis segue até domingo (18). A programação desta quinta-feira está abaixo.

Programação desta quinta-feira (15)

16h – Palestra – Tema: Zoneamento de Curitiba – conheça as novidades; palestrante Mariane Erbano Romeiro, Arquiteta e Urbanista

16h45 - Palestra: O Corretor na Era da Informação. Palestrante: Marcelo Ribeiro Losso - Doutor em Direito
e Socioambiental pela PUCPR.

17h30 - Palestra: Inovando o mercado de Locações com Airbnb. Palestrante: Manuella Lázaro - Plataforma Hostings

18h – Painel – Como fundar uma startup - Construtech e Proptech

19h – Palestra: Segurança nas Edificações. Palestrante: 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros com a participação da Compagás.

20h –Palestra – Tema: Modelos e tendências de atuação no mercado imobiliário. Palestrante: Vitor Capun, membro do conselho executivo da Beemob

20h45 – Debate entre startups - NextCam e Imobi Report

Para a programação completa clique aqui.

Expositores

No total, 25 expositores oferecem seus serviços na edição 2019 da Feira de Imóveis, são eles: Piemonte Construtora e Incorporadora, Apolar Imóveis, Vanguard Home Empreendimentos Imobiliários, Ademilar Administração de Consórcios, Terrasse Engenharia e Construções; Casteval Construção e Incorporação, Fento Engenharia, MRV Engenharia e Participações, Ribeiro Imóveis,Valor Real Empreendimentos Imobiliários, Construtora Tenda, Swell Construções e Incorporação, Rede Vistorias Curitiba, Saura & Ricoldy Consultoria, Hyperion Empreendimentos e Incorporações, L C Branco Empreendimentos Imobiliários, Imobiliária Atitude, Embracon Administradora de Consórcio, PRIMUMLOG – Arquitetura e Negócios Imobiliários On line, Imobiliária Votecoski, Cinco Incubadora e Aceleradora, CATNI - Centro Acadêmico de Negócio Imobiliários UFPR, Cofeci – Creci, Agência Curitiba e a OAB-PR.


Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]