• Carregando...
Fábrica da Tetra Pak em Ponta Grossa recebe certificação internacional
| Foto: Divulgação/Tetra Pak

A unidade da Tetra Pak em Ponta Grossa acaba de receber a certificação Advanced Class da metodologia Total Productve Maintenance (TPM), conferida pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM). A fábrica foi a segunda instalada pela Tetra Pak no Brasil, em 1999, e já nasceu com a filosofia TPM no seu dia a dia.

Desenvolvida no Japão, na segunda metade do século XX, a TPM tem o intuito de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos. A planta já foi premiada com o mesmo nível em 2007, mas, como toda certificação do JIPM tem validade de cinco anos, é necessário submeter a fábrica novamente à avaliação.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

O rigoroso processo conta com apresentação de cases de sucesso e duas auditorias realizadas por auditores, que são também professores eméritos de universidades no Japão, a maioria, executivos de indústrias japonesas.

Em 2014, a planta recebeu aporte para uma expansão que quase dobrou o tamanho e a capacidade da fábrica, exigindo um período de adaptação da estratégia que levaria a unidade a receber novamente, neste ano, o quarto nível de certificação JIPM. Para os próximos anos, a meta é conquistar o mesmo prêmio obtido por Monte Mor, outra unidade da Tetra Pak no Brasil, que atingiu a certificação máxima do instituto japonês – o World Class Award.

O case paranaense da Tetra Pak apresentado para a certificação focou na criação de um Centro de Excelência em Qualidade para reverter número de reclamações de clientes que havia sido observado em 2015 após ampliação da capacidade produtiva. Foi então estabelecido um planejamento estratégico e criada uma meta de indicador de qualidade. Todo esse trabalho, realizado em diferentes frentes por times de alta performance e indicadores bem definidos, possibilitou que, em 2022, a unidade de Ponta Grossa reduzisse o número em mais de 87%.

“Esse prêmio prova que estamos trabalhando duro da maneira certa. O próximo passo para nós é claro: World Class. Monte Mor e Ponta Grossa são irmãs, e como trabalhamos muito próximos uma da outra, queremos nos juntar a eles como a próxima fábrica de World Class nas Américas em 2025 ou 2026”, destaca o diretor da planta em Ponta Grossa, Bernardino Brandão.

Hoje, a unidade de Ponta Grossa opera 24h, sete dias por semana, com 333 funcionários. É a quarta maior fábrica da Tetra Pak no mundo, em volume de produção – mais de 6 bilhões de embalagens ano –, com 60% negociada para o mercado brasileiro, e 40% exportada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]