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Um dos kits exclusivos do álbum da Copa do Mundo vendidos pela Livrarias Curitiba, revendedora exclusiva da Panini.
Um dos kits exclusivos do álbum da Copa do Mundo vendidos pela Livrarias Curitiba, revendedora exclusiva da Panini.| Foto: Divulgação Livrarias Curitiba

A Livrarias Curitiba planeja aumentar 30% o faturamento em três meses só com a venda do álbum e das figurinhas da Copa do Mundo Catar 2022. A meta nas 26 lojas do grupo no Paraná, Santa Catarina e São Paulo é aumentar mais de seis vezes o volume de unidades vendidas em relação ao Mundial de 2018, saltando de de 1,6 milhão para 10 milhões de envelopes com cinco cromos cada esse ano. Aquecimento que já foi bem acima do esperado logo na largada das vendas.

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Revenda autorizada da Editora Panini, a Livrarias Curitiba calculou que a primeira remessa seria vendida em um mês nas lojas. Não durou um fim de semana. De sexta-feira (19) a domingo (21), a rede vendeu todos os 150 mil álbuns e um milhão de envelopes. Sobraram "apenas" 200 mil pacotinhos que já se esgotaram quarta-feira (24). A rede também vendeu nos três primeiros dias todos os 2 mil kits exclusivos que encomendou da Panini para pré-venda.

"A primeira remessa já foi um pedido reforçado e nos surpreendeu muito. Achamos que venderíamos em um mês, mas foi tudo em três dias. Por isso tivemos que dobrar o pedido da segunda remessa", explica a diretora de Varejo da Livrarias Curitiba, Rute Pedri. "Estamos considerando a Copa como um Natal extra de vendas", compara a executiva o Mundial com uma das principais datas do varejo.

Primeira remessa do álbum e figurinhas da Copa da Livrarias Curitiba foi vendida em apenas um fim de semana,
Primeira remessa do álbum e figurinhas da Copa da Livrarias Curitiba foi vendida em apenas um fim de semana,| Divulgação Livrarias Curitiba

Após a surpresa na venda do primeiro lote, a Livrarias Curitiba refez o planejamento. Para a segunda remessa, o pedido dobrou: 300 mil álbuns e mais dois milhões de pacotes de cromos. Quantidade que Rute acredita que deva dobrar novamente nos próximos pedidos à Panini.

A diretora dá outro indicador da febre das figurinhas. Nessa primeira semana de vendas, 90% de todos os atendimentos nos canais com o consumidor - presencial, Whatsapp, mídias sociais, site e telefone - foram relativos às figurinhas e ao álbum. "A maioria é gente que quer saber quando chegam mais álbuns e figurinhas, mas também o preço e outras informações", explica Rute.

Nas lojas físicas, o movimento também aumentou. Aproveitando a procura pelo álbum e figurinhas, a Livrarias Curitiba também já registrou aumento de outros produtos relacionados à Copa do Mundo, como papelaria, adereços e livros. "Está muito bacana ver as lojas cheias de famílias e amigos comprando as figurinhas. São pais e filhos, casais, avós que levam os netos, a meninada que termina a aula e vai para a loja. Depois de tudo o que passamos com a pandemia, é gratificante ver as pessoas nas lojas se divertindo", comemora Rute.

Operação especial no atacado

No atacado, as figurinhas exigiram uma verdadeira força-tarefa da equipe de logística da Livrarias Curitiba para enviar álbuns e figurinhas a pontos de vendas de todo todo o país.

Rute explica que a própria Panini não deu conta da demanda de logística na largada das vendas. Tanto que a editora não conseguiu encaixotar o primeiro pedido para enviar à central de logística da Livrarias Curitiba na capital paranaense, de onde os álbuns e figurinhas são enviados a outras 300 livrarias e papelarias de todo o país.

"Pedimos para a Panini enviar os álbuns e os pacotes de figurinhas do jeito que estavam, avulsos mesmo, soltos no caminhão, para que nós mesmos separássemos e encaixotássemos. Se não, não daria tempo de enviar os pedidos para todo o Brasil", explica a diretora.

A diretora Rute Pedri (de azul) e a equipe de logística da Livrarias Curitiba fez operação especial para distribuir álbuns e figurinhas a 300 pontos de vendas no Brasil.
A diretora Rute Pedri (de azul) e a equipe de logística da Livrarias Curitiba fez operação especial para distribuir álbuns e figurinhas a 300 pontos de vendas no Brasil.| Divulgação Livrarias Curitiba

A "Operação Panini", explica Rute, exigiu que praticamente todos os 300 funcionários da logística da livraria parassem todas as outras atividades apenas para selecionar, encaixotar e enviar o material da Copa. "Foi uma semana diferente e especial, de muito trabalho para nossa equipe. Se fosse uma operação normal, com tudo chegando encaixotado, seriam apenas 100 colaboradores nesse trabalho. Mas tivemos que escalar 300 colaboradores", compara Rute.

Kits exclusivos

O álbum comum da Copa do Mundo Catar 2022 custa R$ 12, enquanto que o pacote com cinco cromos custa R$ 4. O álbum de capa dura custa R$ 44,90.

Por ser revendedora autorizada da Panini, a Livrarias Curitiba também comercializa quatro kits exclusivos do Mundial. A pré-venda desses kits está aberta: os clientes encomendam pelo site da livraria e buscam nas lojas.

O mais caro é o Kit Estádio, com álbum capa dura e numerado para colecionadores, mais 150 envelopes de figurinhas, além de um miniestádio do Mundial para montar e um QR Code que dá direito a 50 figurinhas para o comprador completar a coleção. O valor é de R$ 644,90.

O Kit Exclusivo Premium com álbum capa dura e dourada e 120 envelopes é vendido por R$ 524,90.

Já o Kit Exclusivo Maleta, com álbum capa dura e 50 envelopes, custa R$ 239,90.

Por fim, o Kit Lata, com álbum de capa brochura, uma lata com a logo do Mundial e 30 envelopes custa R$ 129,90.

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