As vendas totais (GMV) do Grupo Boticário ultrapassaram R$ 23,6 bilhões em 2022, um crescimento de 31% em relação a 2021 e de 50% nos últimos dois anos. O acelerado e histórico resultado se deve, segundo a companhia, à integração e complementaridade de diferentes canais.
A empresa encerrou 2022 com um pátio de lojas físicas consolidado, somando mais de 4 mil pontos de vendas próprios e da sua rede franqueada. No ano, mais de 700 lojas foram reformadas e a oferta de serviços omnicanal potencializada, incluindo Clique&Retire, venda por WhatsApp, Prateleira Infinita entre outros, que juntos, potencializam a estratégia de experiência de compra.
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Em 2022, os investimentos se mantiveram em patamar elevado e superaram R$ 1 bilhão. Cerca de 30% do resultado foi proveniente de lançamentos (produtos lançados há menos de um ano) a fim de atender às demandas e desejos dos consumidores que, cada dia mais, valorizam marcas alinhadas aos seus propósitos e que investem em pesquisa e desenvolvimento, inovação, sustentabilidade e tecnologia.
No período, também foi registrado aumento da base de venda direta além do avanço das vendas digitais, com destaque ao e-commerce e marketplace Beleza na Web, que cujo portfólio chegou a 960 marcas licenciadas e terceiras - número 76% maior em comparação a 2021 - e crescimento da divisão B2B do Grupo Boticário.
A operação B2B passou a contar com 66 mil pontos de venda presentes em todo o território nacional em 2022. Mais da metade dos PDVs estão no varejo farmacêutico com portfólio de 400 SKUs e cinco marcas comercializadas no segmento. Além de farmácias, perfumarias, e-commerces, lojas de departamento e redes alimentares ampliam possibilidades de contato com os consumidores, clientes e parceiros de negócio.
Os hábitos de consumo que surgiram na pandemia permaneceram e intensificaram os resultados de cabelos, categoria que mais avançou em 2022 e registrou crescimento de 42,5% na comparação com o ano anterior. Na sequência, destaque para perfumaria com 33% de crescimento e cuidados pessoais, com 25,8%.
No ano, a base ativa de clientes identificados (compradores distintos no ano) do Grupo Boticário cresceu 18% frente a 2021, o que corresponde a 21,2 milhões de novos brasileiros.
“Os resultados são reflexo de uma estratégia bem executada e orquestrada, que soma nossa potência como indústria e rede à uma grande plataforma conectora, que pensa a beleza e o mercado de forma integrada, com marcas e negócios próprios, como O Boticário, Eudora, Vult e Quem Disse Berenice, produtos licenciados, exemplo de Australian Gold, e também com marcas terceiras no e-commerce e marketplace de Beleza na Web. Essa interação entre diferentes ativos e plataformas nos conecta com criadores de produtos e serviços de beleza do país e do mundo, criando um portfólio robusto de soluções que atende nossos consumidores, clientes e parceiros de forma completa”, afirma o CEO do Grupo Boticário, Fernando Modé.
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