
Ouça este conteúdo
A Iguá Saneamento iniciou oficialmente na última sexta-feira (13) a operação da Iguaçu Saneamento, parceria público-privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) voltada à universalização do acesso ao esgotamento sanitário em 28 municípios do Oeste e Sudoeste do estado.
A assinatura da ordem de serviço ocorreu na quinta-feira (12) com a presença de Mayckel Pereira, diretor geral e operacional da Iguaçu, e René Silva, COO da Iguá, marcando o encerramento da fase de operação assistida, período de transição para que a companhia fizesse o reconhecimento do sistema.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Nesta primeira etapa, a operação se inicia em dez municípios que já contam com rede de esgoto instalada: Francisco Beltrão, Vitorino, Salto do Lontra, Mangueirinha, Honório Serpa, Catanduvas, Santa Tereza do Oeste, Medianeira, Capitão Leônidas Marques e Guaraniaçu. As demais cidades incluídas no contrato terão operações iniciadas gradualmente, conforme o cronograma de implantação definido pela Sanepar.
“O início da operação da Iguaçu Saneamento reforça o compromisso da Iguá com o avanço do saneamento básico como vetor de saúde, desenvolvimento e sustentabilidade nos territórios. Entramos nessa parceria com responsabilidade e ambição de gerar impacto real na vida dos paranaenses, assim como fazemos em outras nove operações, incluindo Paranaguá”, afirma Roberto Barbuti, CEO da Iguá Saneamento, em referência à concessão no Paraná onde a Iguá já elevou a cobertura de esgoto de 70% para 97% na área urbana regular da cidade.
O contrato da PPP tem duração de 24 anos e estão previstos investimentos de R$ 685 milhões, com a meta de alcançar 90% de cobertura de esgoto até 2033, em linha com as diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento. A nova operação nasce com o propósito de apoiar a Sanepar em um dos maiores desafios da agenda pública do Paraná: antecipar a universalização do esgoto em todo o estado. Com atuação direta em campo, a Iguaçu Saneamento terá foco na expansão da rede, modernização dos sistemas e proximidade com as comunidades atendidas.
“Estamos prontos para implantar o plano construído em parceria com a Sanepar, onde foram definidas as obras prioritárias nos municípios, dando início a essa transformação essencial para cada cidade. Além das obras, reforçamos nosso compromisso com a eficiência operacional e com a qualidade na prestação dos serviços, pilares fundamentais da nossa atuação”, destaca Mayckel Pereira, diretor geral e operacional da Iguaçu Saneamento.
VEJA TAMBÉM: