• Carregando...
Indústria do Paraná fecha setembro otimista com cenário econômico
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo

A indústria do Paraná está fechando o mês de setembro mais otimista com o cenário econômico.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) avançou três pontos em relação a agosto, com 62,4 pontos . É o maior patamar desde agosto do ano passado, quando o Icei ficou em 66,4 pontos. Com escala até 100 pontos, acima de 50 o cenário é considerado de otimismo e abaixo desse valor é considerado pessimista.

Na avaliação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que elabora a pesquisa mensal junto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o avanço no índice se deve pela percepção positiva do industrial na economia nos próximos meses.

"Esse aumento demonstra otimismo disseminado da indústria para os próximos seis meses, atrelado a fatores como a estabilidade da inflação e possibilidade de queda até o final do ano, desonerações em itens como energia e combustíveis, melhora no nível de emprego e a retomada de programas de auxílio e renda, que resulta em aumento do consumo”, avalia em nota o economista da Fiep Marcelo Alves.

Inflação e juros

O indicador de condições, um dos índices que formam o Icei e que se refere à perspectiva nos próximos seis meses, subiu pelo segundo mês seguido. O aumento foi de 4,9 pontos, alcançando 59,6 pontos em setembro.

"Pode-se dizer que os empresários fizeram uma transição de uma percepção de piora para uma de melhora em relação à economia brasileira na passagem de julho para agosto. E, em setembro, a situação ficou ainda mais positiva", avalia Alves.

Isso porque, segundo o economista, a taxa de juros e a inflação vinham em sequência de alta, além da carga tributária, cujo conjunto trazem mais custos para a produção.  “A melhora na economia é um alívio ao bolso dos empresários, o que acaba influenciando na confiança deles”, argumenta o representante da Fiep.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]