
Ouça este conteúdo
A Koud, uma startup de Curitiba, vem contribuindo para eliminar o gargalo de profissionais qualificados na área de inovação, e tem ajudado empresas a diminuir em 80% os custos com processos de seleção.
Fundada em 2019, a Koud tem no portfólio mais de 200 empresas, de várias partes do Brasil, que já se utilizaram dos serviços de recrutamento tech, alocação tech e RPO (recruitment process outsourcing) – em tradução livre, de “caça talentos”, recrutamento e alocando esses talentos no mercado. A Koud vai em busca dos profissionais a partir da demanda específica de cada cliente.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
É o que explica o fundador e CEO da startup, Frederico Sieck. “Com a escassez de profissionais de inovação no mercado – há estimativas de que o déficit no Brasil será de mais de 500 mil até 2029 – a procura, a disputa e competição por oportunidades são acirradas. Então, a busca precisa ser minuciosa, certeira".
Nesse sentido, embora o primeiro passo para essa ponte seja via tecnologia, todo o processo seguinte é humanizado, conduzido por um time de especialistas responsáveis por pesquisa e recrutamento acurados. “O primeiro passo da Koud é abordar o profissional que tenha as qualidades procuradas por seus clientes, a partir da análise de currículo, skills e interesses”, discorre Sieck.
O candidato não deve ser, necessariamente, alguém disponível no mercado, em busca de emprego. Ao contrário. A depender da especificidade da vaga, é possível recorrer a profissionais que estejam empregados. “Havendo o interesse deste, há uma primeira conversa com esse candidato, em que apresentamos a empresa contratante, e identificamos um possível fit cultural (afinidade, compatibilidade de valores) entre ambas as partes”.
Confirmado o interesse e dado o aceite pelo candidato, a Koud encaminha o profissional à empresa que demanda a contratação. A partir de então, ela dá sequência ao processo. “Damos uma garantia de três meses para a empresa, e caso haja o desligamento nesse tempo, a KOUD volta ao mercado e faz uma nova indicação gratuitamente”, sublinha o CEO da startup.
No serviço de alocação prestado pela Koud, o procedimento é similar. “A diferença é que, nesse caso, nós fazemos a contratação e alocamos na empresa cliente. Após um ano de contrato, a empresa pode, então, fazer a contratação direta desse profissional”, detalha Sieck. “Isso acelera o processo de contratação, reduz o ‘turnover’ e aumenta a assertividade dos profissionais que vão ingressar no quadro de funcionários da empresa, pois já entram alinhados de forma técnica e cultural.”
Outra vantagem importante: para a empresa que está atrás de profissionais, a prestação de serviço pela startup especializada reduz em até 80% os custos com processos de seleção – isto é, da oferta de vagas e busca por candidatos, passando por todos os trâmites de recrutamento até a contratação. Banco de talentos e princípios de inclusão e de diversidade estão assegurados pela Koud, na prestação dos serviços propriamente ditos.







