Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Residenciais

Mercado de imóveis usados inicia 2025 em alta em Curitiba

Imóveis usados Curitiba
Em janeiro, venda de imóveis usados em Curitiba aumentou na comparação com o mesmo mês de 2024. (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)

Ouça este conteúdo

O mercado imobiliário iniciou 2025 com números positivos em Curitiba, superando as expectativas do setor. Em janeiro, a Venda de Usados Sobre Oferta (VUSO) de imóveis residenciais foi de 4,1%, aumento de 0,6 ponto porcentual (p.p) em relação a dezembro e de 0,5 p.p na comparação com o primeiro mês de 2024. Considerando um período ainda maior, a alta chegou a 0,7 p.p quando comparada às vendas realizadas em janeiro de 2023.

Os dados são do estudo recente divulgado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sindicato da Habitação e Condomínio do Paraná (Secovi-PR), que também apontou o bom momento para a negociação de terrenos. Em janeiro, a Venda Sobre Oferta (VSO) do segmento foi de 1,8% e correspondeu ao melhor desempenho para o mês nos últimos três anos – em 2024, o índice foi 0,2 p.p menor e, em 2023, ficou 0,3 p.p abaixo do atual.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

“O VUSO residencial em janeiro também superou o registrado em dezembro (3,5%), o que demonstra que o mercado segue aquecido, mesmo com o cenário econômico desafiador”, analisa Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR.

O crescimento de 2,9 p.p nas negociações efetivadas via financiamento bancário, que corresponderam a 60,1% do total, é um dos fatores que contribuíram para o resultado. Outro ponto que ganhou destaque foi a sequência do bairro Centro como líder nas negociações de imóveis usados (9,8%).

“O fechamento de negócios no Centro continua sendo um grande impulsionar para investidores e compradores que buscam apartamentos menores em uma localização prática e com infraestrutura completa”, acrescenta Josué Pedro de Souza, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR.

A constatação é válida tanto para quem busca imóveis para moradia quanto para investidores, que têm nos apartamentos studio e de um dormitório seus principais pontos de interesse. Em janeiro, esses imóveis representaram 10,3% e 11,9% das negociações efetivadas respectivamente dentro de suas tipologias, o que correspondeu ao aumento de 8,7 p.p e de 5,4 p.p em relação a dezembro de 2024. “Esses são imóveis que apresentam boa performance de locação, especialmente para a moradia de jovens e estudantes, o que contribui para sua atratividade como investimento”, completa Ilso José Gonçalves, diretor do Secovi-PR.

Entre os bairros mais desejados por quem comprou um imóvel no primeiro mês do ano, o Centro manteve sua liderança com 9,8% das negociações. Em segundo lugar, o Portão foi a escolha de 9,3% dos compradores, seguido por Bigorrilho (5,7%), Água Verde e CIC (4,6% cada).

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.