
Ouça este conteúdo
A indústria paranaense registrou um crescimento de 4,2% em 2024, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE). O desempenho foi superior à média nacional registrada pelo instituto, que foi de aumento de 3,1%. Em relação aos demais estados brasileiros, o resultado da indústria paranaense foi melhor do que os principais polos industriais do Brasil, como São Paulo (3,1%), Minas Gerais (2,5%) e Rio de Janeiro (0,1%).
O cenário se reflete também em Curitiba, um dos principais polos industriais do estado, com destaque para a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), região que abriga grandes plantas industriais com infraestrutura robusta, localização estratégica e mão de obra qualificada. É nessa região que os números de crescimento se concretizam, como os observados em duas importantes indústrias do setor odontológico: a Neodent, uma das maiores fabricantes de implantes dentários do mundo, e a ClearCorrect, responsável pela produção de alinhadores ortodônticos transparentes que já está presente em mais de 60 países.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Os resultados de 2024 mostram que a Neodent produziu 5,6 milhões de implantes no ano, um crescimento de 5% em relação a 2023. Mais do que isso, a empresa quintuplicou sua produção em uma década, registrando um aumento de 400% desde 2014. Esse avanço é resultado não apenas da demanda crescente por soluções odontológicas de alta qualidade, mas também de investimentos contínuos em inovação e tecnologia.
"Os números refletem nosso compromisso com a qualidade e eficiência dos produtos e serviços. Quanto maior a produção, mais sorrisos levamos ao mundo. Nosso foco sempre foi e sempre será criar novos sorrisos todos os dias, e esses resultados comprovam isso”, destaca o vice-presidente de produção da Neodent, Almir Zvetz.
Enquanto isso, a ClearCorrect atingiu um marco histórico ao produzir 1 milhão de alinhadores no Brasil entre janeiro e outubro de 2024, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Com uma linha de produção altamente tecnológica, a empresa exemplifica a integração entre automação e inovação nos processos industriais. Os alinhadores produzidos na unidade de Curitiba atendem tanto o mercado brasileiro quanto outros países da América Latina, reforçando a presença global da marca.
Os resultados positivos não se devem apenas à alta demanda. Tanto a Neodent quanto a ClearCorrect investem fortemente em sustentabilidade e inovação, adaptando-se aos desafios de um mercado global cada vez mais competitivo.
“Temos perspectivas promissoras para o futuro. Estamos explorando novos mercados, fortalecendo nossa presença na América Latina e mantendo Curitiba como centro de nossas operações. A cidade é um exemplo de como infraestrutura, tecnologia e capital humano podem transformar um local em um hub global”, analisa o vice-presidente da ClearCorrect, José Gomez.







