Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Ensino e pesquisa

New Holland e PUCPR vão modernizar a Fazenda Experimental Gralha Azul

Fazenda PUCPR New Holland
Seis tratores ajudarão nas atividades de ensino e pesquisa. (Foto: Lening Abdala/New Holland/Divulgação)

Ouça este conteúdo

A New Holland, marca da CNH, e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) firmaram uma parceria para modernizar e renovar a Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA), unidade localizada em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, que serve como apoio de ensino e pesquisa para os cursos de graduação e pós-graduação ligados à agricultura, especialmente Medicina Veterinária e Agronomia.

Com isso, seis novos tratores serão disponibilizados para dar suporte às atividades desses cursos e da Clínica Veterinária Escola. O termo foi assinado nesta terça-feira (4) por representantes das duas instituições durante cerimônia realizada na própria fazenda escola.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

“Somos uma marca que tem a inovação no seu DNA e que está sempre próxima dos clientes. Com essa parceria, queremos também fortalecer os laços com a comunidade acadêmica por meio de uma das principais universidades do país, revitalizando o parque de máquinas com novas tecnologias e fornecendo suporte técnico para ajudar na formação dos futuros profissionais da nossa agricultura”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

A Fazenda Escola da PUCPR que receberá os tratores tem 200 hectares distribuídos em diferentes setores. Além da parte administrativa/acadêmica, que possui salas de aula, auditório, refeitório, salão para eventos e áreas de convivência, a fazenda conta com a Clínica Veterinária Escola (Unidade FEGA), que tem um rebanho didático próprio de equinos e bovinos, e com culturas anuais, fruticultura, olericultura, pastagens e barracão de máquinas.

“A assinatura deste convênio com a New Holland é um marco histórico não apenas para a PUCPR, mas, ouso dizer, para o futuro da educação, da pesquisa e da inovação no setor agroindustrial. É a materialização de um compromisso compartilhado com a excelência acadêmica, o avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável do agro brasileiro. A parceria simboliza mais do que uma colaboração — é a concretização de uma sinergia visionária entre academia e indústria”, pontua Irmão Rogério Mateucci, reitor da PUCPR.

O acordo prevê o fornecimento de seis modelos de tratores New Holland, sendo: 1 trator TL5.80 para uso geral; 1 trator T4.75s para operações na Clínica Veterinária Escola – grandes animais, ovinocultura, cunicultura, olericultura e fruticultura; 1 trator TL5.100 para apoio a bovinocultura, agricultura, serviços gerais e substituição de máquinas em manutenção; 1 trator T6.130 para apoio nas atividades desenvolvidas pela agricultura; 1 trator T6.110 para uso geral; e 1 T4.75N para apoiar na alimentação dos animais da leiteria.

Além disso, a New Holland fará a ambientação do espaço da Fazenda Experimental Gralha Azul, trazendo a marca para mais próximo de professores e alunos no seu dia a dia. A parceria vai possibilitar, ainda, a oportunidade de abertura de um programa de estágio para os estudantes.

Futuramente, a New Holland planeja auxiliar na capacitação dos estudantes com toda a parte de agricultura digital, indo além da mecanização agrícola e trabalhando conceitos e tecnologias ligadas, por exemplo, à telemetria das máquinas, conectividade e gestão agrícola como um todo.

Em contrapartida, colaboradores da CNH/New Holland e seus dependentes poderão ter direito a um pacote de bolsas de estudo com descontos em cursos da PUCPR. A marca terá como benefício adicional a utilização da estrutura da fazenda para ações próprias, como treinamentos, workshops ou exposição de novos produtos e serviços.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.