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Caminhão elétrico iEV1200T, da JAC Motors, fará parte da nova frota da Ouro Verde
Caminhão elétrico iEV1200T, da JAC Motors, fará parte da nova frota da Ouro Verde| Foto: Divulgação / Alexandre Boiczar

A empresa paranaense Ouro Verde, especializada em gestão de frotas e locação de veículos, anunciou nesta semana um investimento de R$ 100 milhões em veículos de energia limpa. A ação engloba a aquisição de 100 caminhões elétricos, e faz parte da agenda ESG da companhia ao reforçar o compromisso de investimentos em soluções sustentáveis e eficientes.

Metade deste orçamento está sendo direcionada para a aquisição dos modelos elétricos. Os caminhões escolhidos pela empresa são os iEV1200T, da JAC Motors. A escolha se deu porque, por serem elétricos, os veículos representam uma redução substancial na emissão de gases de efeito estufa. Além disso, a empresa também terá reduzidos seus custos com combustíveis e manutenção a longo prazo.

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Apesar de terem a mesma mobilidade e versatilidade, os veículos elétricos não contam com diversas partes comuns nos veículos à combustão. Com isso, elimina-se a necessidade de manutenção com caixas de câmbio, radiadores, sistemas de escapamento, correias e bombas de injeção, entre outras peças.

As primeiras oito unidades têm previsão de chegada à empresa ainda em abril. Para os novos caminhões elétricos foi destinada a circulação em áreas urbanas. Cada veículo conta com autonomia de 200 quilômetros com uma carga de bateria. Em estações de recarga normal, ideais para serem utilizadas de um dia para o outro, a bateria alcança carga total em um período de 11 horas, sob uma potência de 7,4 kWh. Já nas estações de carga rápida, com potência de 40 kWh, é possível recarregar 80% da carga das baterias dentro de duas horas.

O CEO da Ouro Verde, Cláudio Zattar, avalia como positiva a mudança, principalmente pelo fato de que a frota elétrica apresenta zero emissão de poluentes. Em comparação, um caminhão comum, movido a diesel, emite em média um quilo de dióxido de carbono (CO²) a cada dois quilômetros rodados. Se esse caminhão rodar todos os dias por 40 quilômetros, em um ano terá despejado 20 toneladas de CO² na atmosfera. “Nosso plano é ampliar a frota de energia limpa a cada ano para contribuir com a descarbonização do transporte no país”, comentou o CEO.

Além dos veículos elétricos, a empresa também está adquirindo modelos movidos a Gás Natural Veicular (GNV). Serão 20 veículos entregues também no mês de abril. Esses caminhões geram economia com o abastecimento, uma vez que o GNV é proporcionalmente mais barato que os combustíveis líquidos, além de prolongar a durabilidade de componentes do motor. O sistema de injeção, por exemplo, é menos exigido, uma vez que não há acúmulo de resíduos nos bicos injetores.

“Apostamos em um modelo de negócio sustentável e trabalhamos ativamente para elevar o patamar da nossa atuação, contribuindo para a construção de uma sociedade ambientalmente mais responsável”, destacou Cláudio Zattar.

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