Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Fitur 2025

Paraná apresenta destinos turísticos em evento na Espanha

Turismo Paraná Fitur
Estande do Paraná na Fitur tem experiências gastronômicas. (Foto: Eduardo Aguiar/SETU-PR)

Ouça este conteúdo

O governo do estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), começou na quarta-feira (22) a promover seus destinos turísticos entre os europeus, por meio de um estande na Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. O estado leva materiais de divulgação, experiências e os destinos paranaenses, além de participar de uma série de rodadas de negócios, com foco na apresentação ao trade e mercado europeu.

A feira é uma das maiores e mais importantes do segmento, considerada como o principal evento comercial para mercados receptivos e emissores. Até domingo (26), a expectativa é que mais de 250 mil pessoas passem pela Fitur, dentre agentes de viagem, operadoras, grupos hoteleiros, companhias aéreas e profissionais do trade (quarta a sexta) e público geral (sábado e domingo).

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

“Enquanto estado, temos sempre que estar inseridos nas maiores feiras e eventos do setor, apresentando nossos potenciais à diferentes públicos”, disse o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

Segundo ele, o Paraná conta com muitos roteiros e destinos que se encaixam nos roteiros de viagens favoritas do europeus, por isso a Fitur é uma boa oportunidade de atrair mais agências e operadoras ao Estado. “Quando apresentamos o Paraná como um destino ideal a diferentes públicos, conseguimos também ampliar o número de estrangeiros que chegam ao Estado, movimentando a nossa economia”, acrescentou.

É a primeira vez que o Paraná tem um estande na Fitur e levou ao espaço outras empresas, destinos e órgãos que trabalham para promover o turismo paranaense. Também estão no estande o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, a Companhia de Atendimento ao Turista da Polícia Militar, além de outros oito expositores: Família Madalosso, B2B Hoteis, Schultz Operadora, MMC Operadora, Santuário de Itaipulândia, Hotel Nacional Inn Curitiba, Personal Tour e Expedição Peabiru.

No local também acontecem ativações e experiências, como as sessões de degustação de pratos típicos do Paraná, elaborados pelo chef Rui Morschel – que trabalha com itens e produtos tipicamente paranaenses em seu repertório. No primeiro dia do evento o estande também recebeu visitas como as do ministro do Turismo, Celso Sabino; do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e do embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro.

Além do estande, o Viaje Paraná iniciou uma robusta agenda de reuniões e contatos com importantes empresas europeias. Nesta quarta-feira (22), os encontros foram com diretores da Abreu – agência portuguesa com 185 anos de mercado; Latam Espanha; Gol e TAP Espanha. Nesta quinta-feira (23), será a vez da Iberia; Associação Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Turísticos (Asicotur); e com a Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV).

Além disso, os órgãos do turismo estadual participaram do lançamento do "Guia de Oportunidades de Investimento em Infraestruturas Turísticas no Brasil", da Embaixada do Brasil em Madri. Na sexta-feira (22) devem ocorrer reuniões com a CN Travel e o Grupo Viajes El Corte Inglés (maior conglomerado da Espanha).

“Nossa expectativa com a participação nas feiras internacionais é abrir novas possibilidades de aumentar o fluxo turístico para o estado. Em 2025 o Viaje Paraná está investindo pesado na captação de convenções de operadoras nacionais, e queremos fechar também negócios com o trade europeu para que o número de visitantes estrangeiros siga crescendo”, disse o presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes. “Boa parte das equipes dessas operadoras europeias conhece pouco os destinos brasileiros e quase nada sobre o Paraná. Queremos abrir essa porta para mostrar que temos muito mais do que as Cataratas do Iguaçu”.

A estratégia para aumentar a chegada de turistas estrangeiros contempla ações durante todo o ano, explica a gerente de Eventos do Viaje, Patrícia Gusso, “O Paraná vai participar de pelo menos mais seis eventos internacionais este ano, em Portugal, Espanha, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Chile e Peru. Além de outros do calendário da Embratur”, finalizou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.