
Ouça este conteúdo
O Paraná está entre os cinco principais estados com a maior quantidade de envio de pacotes por pequenas e médias empresas (PMEs). Esse apontamento faz parte da segunda edição do “Mapa da Logística”, um levantamento da Loggi que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no segundo trimestre de 2025 no Brasil.
De acordo com o estudo da Loggi, os empreendedores vêm se posicionando estrategicamente no mercado brasileiro, não apenas pela presença em diversas localidades do país, mas também pelo aumento no volume de envios, pelo valor agregado de suas mercadorias e pela adoção de modelos logísticos mais flexíveis, acessíveis e eficientes.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Essa pulverização territorial revela um mercado em expansão e maior penetração regional, com um fluxo de vendas e envios das PMEs para a região Sul atinge 18% do volume total, contra 14% registrado para as grandes marcas, confirmando a importância desse mercado para empreendedores digitais e apontando oportunidades significativas de crescimento para o comércio online.
Entre os produtos mais comercializados no período na região Sul do Brasil, estão: vestuário e moda (1º), cosméticos e perfumaria (2º), serviços financeiros (3º), jogos e brinquedos (4º) e itens de livrarias (5º).
As datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também foram impulsionadores do avanço das vendas e entregas em todo o país, representando 32% dos volumes de todo o trimestre.
O Mapa da Logística é um levantamento da Loggi lançado em 2025 que apresenta a cada trimestre os dados locais e nacionais de envios e entregas, destaca categorias de produtos em expansão, além de trazer insights e ser referência para empresas de todos os tamanhos, em especial pequenos e médios empreendedores que vendem online para se conectarem com novos mercados em expansão e ampliarem suas vendas. Os dados são coletados com base em envios realizados — entre pequenos, médios e grandes negócios, desde quem envia dezenas de pacotes até milhares diariamente — em todas as regiões do Brasil.
Nesta segunda edição, foi analisado o movimento logístico do Brasil no 2º trimestre deste ano, considerando mais de 16 milhões de pacotes enviados em mais de 5 mil municípios conectados nas cinco regiões do país, por uma base de 21 mil empresas de diferentes segmentos e regiões.







