• Carregando...
A região Leste do estado, onde está Curitiba, é a que tem o maior número de empreendimentos (385), seguida pelo Norte (202) e o Sul (128) do estado.
A região Leste do estado, onde está Curitiba, é a que tem o maior número de empreendimentos (385), seguida pelo Norte (202) e o Sul (128) do estado.| Foto: Régis Santos/Sebrae-PR.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apurou que o Paraná tem 1.032 startups com quatro anos de existência, em média. O balanço mostra ainda que essas empresas já receberam mais de R$ 800 milhões em investimentos e empregam mais de 10 mil pessoas.

O levantamento do Sebrae aponta ainda que a maior parte das startups paranaenses são do segmento de saúde e agronegócio, com 121 e 119 empreendedores, respectivamente, mas, há setores emergentes no ecossistema, como o de tecnologia e energia verde, que já têm 51 empresas, e o segmento pet, com sete.

“Esse relatório é importante para identificar a densidade de startups e os segmentos mais promissores. Esses números nos dão a base para que possamos potencializar ações, estabelecer políticas e fazer com que essas 1.032 startups que identificamos cresçam dentro desta nova economia”, pondera o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Agostini. 

O modelo de negócio das startups tem crescido no Paraná e já representa 8% de todas as startups do país. A região Leste, onde está Curitiba, é a que tem o maior número de empreendimentos (385), seguida pelo Norte (202) e o Sul (128) do estado.

Conecta 2019

Os números foram apresentados durante o Conecta 2019, evento de inovação que aconteceu em Curitiba, nos dias 26 e 27 de julho, e reuniu 1,5 mil participantes.

“Falamos muito da nova economia do Paraná, que é a economia do conhecimento, da inovação. Então, quando você soma as 1.032 startups às pequenas empresas de alto potencial de crescimento e às pequenas empresas inovadoras, o número passa a algo em torno de 4 mil. É algo extremamente relevante, todo ecossistema está gerando mais ocupações qualificadas e com média salarial maior”, completa Agostini. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]