• Carregando...
Rodolpho-boulles-premio-inovacao-foto-Gustavo_Morita_Sebrae
Rodolpho Guttierrez recebe prêmio por produto inovador, graças a lareira LUG, primeiro item de fabricação em série da moveleira. Foto: Gustavo Morita/ Agência Sebrae de Notícias| Foto: Gustavo Morita/ Agência Sebrae de Notícias

O Paraná foi o destaque do Prêmio Nacional de Inovação, entregue na última segunda-feira (10), pelo CNI (Conselho Nacional da Indústria) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Pela primeira vez o estado foi finalista nas três categorias do prêmio, que reconhece empresas de pequeno, médio e grande porte, nas áreas de inovação de produto, processo, marketing e organizacional, além de gestão inovadora.

O Paraná foi o estado que mais levou representantes. Das 26 empresas que participaram do evento, seis eram paranaenses, que foram indicadas oito vezes como destaques.

A moveleira Boulle, especializada em marcenaria e design de alto padrão, abocanhou o prêmio de melhor produto inovador, na categoria pequeno porte. De quebra, foi finalista na área de processos e recebeu reconhecimento inédito por promover práticas arrojadas em saúde e segurança no trabalho, já que nenhum dos seus 30 colaboradores foi afastado por acidentes ou doenças no último ano.

A condecoração principal veio pela autenticidade da Lareira LUG, o carro-chefe da empresa. O objeto portátil, feito em madeira maciça, garante aquecer uma área de até 20 metros quadrados, usando apenas álcool e sem produzir fumaça.

O sucesso do produto, que hoje representa 15% do faturamento da empresa, levou a Boulle ao primeiro lugar garantindo a moveleira R$ 150 mil para desenvolver projetos, através de editais de fomento a inovação.

“As vendas expressivas da lareira abriram nossos olhos para fabricação em série de outros de nossos produtos”, comentou o diretor da Boulle, Rodolpho Guttierrez. Como a marca interessa-se em fabricar peças únicas com madeira maciça de reaproveitamento, Guittierrez revela estudar uma parceria, com a paulista Móveis Fênix para expansão da capacidade produtiva.

“Lançamos uma banqueta com aproveitamento de material de marcenaria que foi apresentada na feira de Milão, por exemplo. Com a Fênix, em regime de economia colaborativa, pretendemos expandir e atender a demanda por móveis corporativos”, pontuou.

No Brasil, a empresa possui três ateliês no Paraná, dois pontos de vendas próprios em Curitiba e um em São Paulo. No mercado internacional estão presentes nos Estados Unidos, Canadá e Itália, procurando atender um público exclusivo.

“Esse prêmio que recebemos é de enorme importância, pois antes da Boulle, apenas uma empresa do setor moveleiro recebeu essa condecoração e isso há quase dez anos. Por isso, hoje somos a empresa do setor mais premiada do Brasil”, arrematou Gutierrez.

Estado também tem inovação em médias e grandes empresas

Outra premiada, mas na categoria média empresa, foi a indústria de produtos odontológicos Angelus, de Londrina, especializada na pesquisa, fabricação e comércio de produtos na área de saúde bucal. A multinacional foi reconhecida pelo CNI e SEBRAE por sua gestão inovadora.

Entre os destaques estão o portal criado para recebimento de novas ideias e o incentivo a participação de colaboradores e pesquisadores externos em seus produtos. A empresa também recebeu mérito pelas bonificações oferecidas diante dos resultados obtidos e pela inteligência em monitoramento do mercado.

Na categoria grandes empresas, o Grupo Boticário concorreu nas áreas de produto e marketing inovadores, mas foi superado pela catarinense WEG Equipamentos Elétricos e pela carioca Enel, que também atua no setor elétrico.

Entretanto, na mesma categoria, o Paraná recebeu menção honrosa pelos resultados da Aker Solutions, de São José dos Pinhais, na área de segurança e saúde no trabalho.

A empresa, que fornece equipamentos submarinos, soluções de engenharia, tecnologia e serviços para a cadeia de exploração de petróleo, foi destaque graças a implementação de nove regras de proteção criada pela Associação Internacional de Produtores de Petróleo e Gás. Uma das plantas da empresa, dentro do país, chegou a ficar conhecida internacionalmente, por ter completado 17 anos sem acidentes de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]