• Carregando...
Porto de Paranaguá volta a registrar movimentação recorde.
Porto de Paranaguá volta a registrar movimentação recorde.| Foto: Claudio Neves

Pelo terceiro mês consecutivo, o Porto de Paranaguá registrou movimentação recorde. Com 5,7 milhões de toneladas, em maio, o volume de importações e exportações foi 44% maior do que o registrado no mesmo período de 2019 (3,9 milhões).

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Anteriormente, em abril, o Porto havia movimentado 5,5 milhões de toneladas de cargas - volume 30,9% maior que o registrado no mesmo mês, em 2019. Em março, a movimentação de cargas pelos portos paranaenses foi 21% maior, comparada ao mesmo mês do ano anterior. Foram 5,2 milhões de toneladas, um acréscimo de 920 mil toneladas.

Em relação ao recorde mais recente, o do mês de maio, a grande parcela do movimento se deve à exportação: 70% do total de maio, chegando a 4 milhões de toneladas no mês. A soja, em grão e farelo, foi o principal produto embarcado, somando 2,7 milhões de toneladas.

Na importação, que registrou 1,6 milhões de toneladas no último mês, o destaque foi o adubo. Paranaguá, que é a principal porta de entrada de fertilizantes no país, registrou 878.442 toneladas

Os números expressivos, de acordo com Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da empresa Portos do Paraná, podem ser atribuídos à intensa atividade portuária mesmo durante a pandemia do coronavírus. Além disso, nesse período, os trabalhos foram impulsionada pelo câmbio e pela demanda internacional.

“O dólar alto favoreceu as vendas de grãos, principalmente de soja. Além disso, o tempo seco garantiu o embarque, que foi mantido graças às medidas de prevenção adotadas mesmo antes do início da crise”, disse.

No total movimentado neste ano, as exportações superam as importações em mais de 7 milhões de toneladas. Desse total, 65% (15,4 milhões de toneladas) saíram dos portos paranaenses com destino aos mercados internacionais. Já os produtos importados somaram 35% das operações (8,3 milhões de toneladas).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]