Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Saúde

Prati-Donaduzzi movimenta 7 bilhões de doses de medicamentos por ano no SUS

Prati-Donaduzzi
Fábrica da Prati-Donaduzzi fica em Toledo, no Paraná. (Foto: Divulgação/Prati-Donaduzzi)

Ouça este conteúdo

O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos em setembro. Inspirado na NHS (sistema público de saúde do Reino Unido) e consolidado como maior sistema público de saúde do mundo, o SUS garante acesso gratuito à saúde de qualidade para 215 milhões de brasileiros. Dentre os serviços oferecidos, está a distribuição gratuita de 800 itens, entre insumos e medicamentos, de acordo com a última versão do RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), publicada em 2022. Desses, mais de 26% são produzidos pela indústria Prati-Donaduzzi, no interior do Paraná.

Segundo dados do IQVIA, empresa global de serviços e tecnologia para a indústria das ciências da vida, a farmacêutica paranaense disponibilizou para o SUS 7 bilhões de doses no último ano (entre agosto de 2024 e julho de 2025). A participação acontece por licitações públicas e representa cerca de 20% do faturamento total da Prati-Donaduzzi.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

“Em 1999, entramos no mercado de genéricos com o objetivo de disponibilizar mais opções de medicamentos com a mesma qualidade dos que já haviam nas farmácias, mas com preços mais acessíveis. No início, nossa produção tinha como principal destino as unidades básicas de saúde, 85% da nossa receita vinha da comercialização via licitação para o SUS. Em 2009, começamos a fortalecer nossa marca no varejo, vendendo medicamentos para as farmácias. Com a expansão de canais de distribuição, as vendas para o SUS representam atualmente 20% do faturamento da companhia”, conta o CEO da Prati-Donaduzzi, Eder Maffissoni.

Hoje, a farmacêutica fornece ao SUS 189 apresentações de genéricos, além de medicamentos de referência e os chamados de marca ou similaresa. “Também produzimos os que chamamos de Non Retail Channel, uma categoria que abrange medicamentos de alto custo, voltados a tratamentos específicos em hospitais e unidades especializadas da rede pública.”

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.