
Ouça este conteúdo
Curitiba está prestes a receber um dos empreendimentos mais ousados e emblemáticos de sua história recente. Mais do que pelo porte ou localização, o projeto, que conta com 766 apartamentos residenciais e sete lojas comerciais no centro da cidade, promete agitar o mercado imobiliário e inspirar a arquitetura e o urbanismo no país. Para isso, a Hype Empreendimentos reuniu um seleto grupo de projetistas de renome nacional, o que é raro em empreendimentos compactos no Brasil.
Implantado em um terreno estratégico de 2.593,48 m², o complexo foi concebido para se integrar organicamente ao tecido urbano, conectando a Rua André de Barros à Avenida Marechal Floriano Peixoto. Também contará com co-kitchens, skybar panorâmico, áreas de yoga internas e externas, piscinas, coworking, wine lounge, academias, salas de jogos para diferentes públicos, espaços wellness e ambientes de convívio pensados para o encontro social espontâneo.
Segundo Nikolas Batista, diretor de incorporação da Hype, escritórios renomados como Königsberg e Vanucchi, Todos Arquitetura, Faisal Paisagismo e DEA Design foram selecionados para criar um edifício realmente diferenciado. Ele explica que o mercado de studios está passando por uma saturação, impulsionada por lançamentos genéricos, e é exatamente por isso que há espaço e necessidade de desenvolver algo realmente diferenciado.
“Identificamos uma oportunidade de transformação ao perceber uma fresta na densidade urbana do centro de Curitiba. Ou seja, uma brecha que nos permitiu criar um projeto que valoriza a história local e estabelece condições para o surgimento de uma nova dinâmica para moradores e frequentadores”, afirma.
Nikolas acrescenta que, nos últimos 18 meses, a empresa trabalhou com projetistas de excelência para criar um empreendimento que reconecta o Centro à vida urbana, com arquitetura de alto nível e espaços públicos. “É um projeto que não replica fórmulas; ele responde ao lugar, à história do Centro e ao novo jeito de viver nas cidades”.
Equipe conceituada e multidisciplinar
Entre os profissionais envolvidos está Maurício Arruda, natural de Londrina (PR) e ex-apresentador do programa Decora (GNT). Sócio e diretor criativo do escritório Todos Arquitetura, responsável pelos interiores do novo empreendimento, ele destaca que cada espaço foi concebido como uma extensão da vida real, da casa, do trabalho, do lazer e do autocuidado.
“Nesse empreendimento, não vai existir área de passagem ou espaço cenográfico: tudo foi concebido para ser efetivamente utilizado, pois acreditamos que áreas comuns precisam estar presentes no cotidiano, não reservadas a ocasiões especiais”, destaca.
Para o arquiteto, o projeto tem ainda significado especial. “Sou do Paraná e esse é o nosso primeiro empreendimento em Curitiba. Por isso, ver esse prédio nascer, com todas as áreas conectadas à cidade, às histórias e aos encontros é muito gratificante. Temos certeza de que criamos algo verdadeiramente novo para a capital”.
Experiência e identidade no centro da cidade
Giselle Garay, arquiteta do escritório Königsberger Vannucchi, responsável por projetos emblemáticos como o edifício de uso misto mais alto de São Paulo, o Sesc Avenida Paulista e o Instituto Moreira Salles, explica que a proposta visa revitalizar a cidade por meio de um térreo aberto em localização privilegiada que será integrado ao comércio, aos espaços de convivência, à luz natural e à circulação de pedestres.
“O design integrado articula arquitetura, interiores, paisagismo e luminotécnica, resultando em ambientes internos e externos que se relacionam de forma harmônica. A proposta combina ainda soluções técnicas e estéticas, com uma volumetria que imprime ritmo, textura e identidade à paisagem urbana, aliada a estratégias que aprimoram a funcionalidade e a flexibilidade dos espaços”, com a especialista.
Marcelo Faisal, da Faisal Paisagismo, destaca que a proposta busca humanizar os espaços coletivos, criando soluções que se conectam com a cidade e o cotidiano das pessoas. Reconhecido nacionalmente, ele é responsável por projetos paisagísticos de ambientes corporativos e residenciais de alto padrão, como a Fazenda Boa Vista, sendo um dos profissionais mais requisitados do país.
“Nosso objetivo foi inserir a natureza em um contexto urbano denso, utilizando espécies que qualificam o conforto ambiental e reforçam a sensação de acolhimento. Floreiras nas fachadas, jardins suspensos e praças internas, por exemplo, funcionam como dispositivos que promovem ventilação, permeabilidade visual e conexão com o entorno”, garante.
“O design atua como uma narrativa, conectando arquitetura, paisagem e comportamento, e traduzindo a identidade do projeto em elementos visuais, percursos e experiências”, completa Lúcila Muranaka, diretora de criação da DEA Design. A agência, responsável pela comunicação visual, foi encarregada de desenvolver a identidade, a sinalização e toda a linguagem gráfica do empreendimento.
“Não buscamos apenas entregar mais um prédio, mas construir uma referência: um modelo urbano esteticamente potente, funcional e emocionalmente relevante. Um edifício para admirar, habitar e viver”, finaliza Nikolas Batista.
Sobre a Hype Empreendimentos
Fundada em 2009, a Hype Empreendimentos é o resultado da vontade de dois jovens empreendedores, Nelson Giovannini Filho e Daniel Caiado, de mudar o mercado imobiliário no Brasil. Ao longo dos seus 16 anos de história, a Hype já construiu mais de 80 empreendimentos. Juntando metodologias, tecnologias e experiências com valores de inovação, a empresa trabalha para entregar experiências extraordinárias. Para a Hype, cada projeto é dotado de um significado que vai além da mera construção: é a materialização de um conceito exclusivo, cuidadosamente pensado para atender às exigências de quem busca um padrão excepcional de moradia e experiência de compra.




