Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Logística

Projeto KBT atinge novo recorde de transporte de trens no Paraná

Projeto KBT
Projeto KBT é uma parceria entre Klabin, Brado e TCP. (Foto: Divulgação/Brado)

Ouça este conteúdo

O Projeto KBT, uma parceria estratégica entre Klabin, Brado e TCP, alcançou um marco histórico em maio de 2025, com 31 trens transportados e a movimentação de 2.498 contêineres. Esse número representa um crescimento de 20% em relação a abril, até então a maior movimentação registrada, com 26 trens.

Os 31 trens da Brado transportaram um volume de quase 60 mil toneladas de papel e celulose da Klabin, do terminal de Ortigueira até o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) para exportação. Cada trem carrega de 79 a 82 contêineres.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

O desempenho demonstra o amadurecimento da operação do KBT que, iniciado em setembro de 2021, vem mantendo seu crescimento gradativo, evidenciando a consistência e a capacidade de expansão do projeto.

"O KBT representa um marco na história da Brado. Foi um projeto muito bem pensado, que conecta ferrovia, porto e rodovia, oferecendo integração logística, redução de custos e ganhos significativos em eficiência e sustentabilidade", afirma Graciele Santos, executiva comercial da empresa. "Através do KBT, a Brado, juntamente com a Klabin e o TCP, consolidou a intermodalidade com uma visão de longo prazo, reforçando seu papel essencial na cadeia logística não só do Paraná, mas a nível nacional."

Crescimento constante

O Projeto KBT é uma colaboração estratégica entre Klabin, Brado, TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá). Ele conecta a Unidade Ortigueira, da Klabin, em Ortigueira (PR), ao Porto de Paranaguá por meio de ferrovia, otimizando a logística e elevando a eficiência do transporte multimodal de celulose e papel.

Desde o seu lançamento, o KBT tem apresentado um crescimento constante no número de trens transportados, saltando de 200 trens em 2022 – o primeiro ano completo do projeto – para 279 trens em 2024.

Esses números comprovam o impacto do projeto na cadeia logística do Paraná e do Brasil, com a consolidação da intermodalidade e ganhos significativos em sustentabilidade e redução de custos.

Além dos expressivos dados de movimentação, o transporte ferroviário pelo Projeto KBT traz benefícios significativos para o meio ambiente e a infraestrutura rodoviária. A redução do trânsito nas estradas, o aumento da eficiência operacional e a diminuição das emissões de CO2 demonstram o compromisso das empresas envolvidas com práticas mais sustentáveis.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.