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queijaria UltraCheese
| Foto: Alexandre Fachin

A UltraCheese, queijaria detentora das marcas Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy, registrou faturamento de R$ 700 milhões em 2021, o maior desde a sua criação. No Brasil, 6,8% do mercado total de queijos é formado pela categoria de queijos especiais.

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O Paraná, especificamente, representa para a Cruzília um mercado de 7,5% de vendas na categoria. A participação da marca triplicou no estado nos últimos dois anos. Atualmente, a Cruzília atende mais de 1,2 mil de clientes somente no segmento de queijos especiais.

"Temos uma carteira baseada nas grandes redes varejistas e concentrada na região metropolitana de Curitiba e grandes centros como Londrina, Maringá, Cascavel. Com o aumento da demanda do consumidor brasileiro por queijos especiais, o plano da Cruzília é expandir a área de atuação para o pequeno e médio varejo, alcançando, assim, outros municípios", afirma Edson Martins, COO da UltraCheese.

De acordo com Martins, os resultados vieram por vendas recordes de todas as marcas que compõem o portfólio. “Os números vieram dentro de um cenário de queda de captação de leite enfrentado pelas indústrias de lácteos, caracterizado pela redução de 10,3% na aquisição de leite cru em comparação ao primeiro trimestre de 2021. Tivemos, ainda, efeitos climáticos influenciados pela La Niña, e os maiores preços de leite da história do Brasil no primeiro semestre. E há uma pressão muito grande de margem em virtude dos custos de frete, insumos e embalagem”, analisa o COO.

Eficiência na cadeia produtiva

Para alcançar este resultado, a empresa procurou ampliar a eficiência na cadeia produtiva, readequou o mix de acordo com a realidade de mercado e novos hábitos de consumo, revisou o portfólio, criou novos formatos de embalagem. “Também adequamos as categorias aos canais de venda, retiramos produtos de linha, fizemos treinamentos dos funcionários dos pontos de venda e investimos em abordagem e degustação”, completa o COO.

Outra iniciativa do grupo foi o Plano de Originação. A ideia é aproximar a indústria dos produtores de leite, com diversos projetos para melhoria da qualidade da matéria-prima e desenvolvimento sustentável das propriedades.

Para seguir acelerando o crescimento, a UltraCheese planeja transformar as unidades fabris em centros de especialidades. E também habilitar para exportação as unidades de Cruzília/MG e Trindade/GO.

Prêmios internacionais queijaria UltraCheese

No que diz respeito ao consumo de queijos especiais, há uma enorme fatia de mercado para explorar. De acordo com Edson Martins, o consumo anual de queijos pelo europeu é de 25kg. Já no Brasil, o consumo é de R$5kg/ano. “Estamos trabalhando  para ampliar o conhecimento sobre queijos finos, incluindo nas classes A e B”, conta o COO.

Hoje, a queijaria UltraCheese é a fabricante de queijos mais premiada do Brasil. Recentemente, a empresa recebeu nove premiações com a marca Cruzília e Búfalo Dourado no 2º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos. A Cruzília levou o Super Ouro com o Queijo Silvestre, quatro medalhas de prata (Coalho, Brie, Cheddar e Emmental) e quatro de bronze (A Lenda, Azul de Minas, Brie Negro e Manto da Serra). Já a Búfalo Dourado levou medalha de prata pelo Mozzarella de Búfala Cerejinha. O evento contou com 1.133 inscritos, representando 11 países.

Recentemente, a Itacolomy passou por um rebranding, combinando a tradição centenária com um visual contemporâneo. A marca também ganhou uma linha queijos cotidianos com os novos Queijo Prato e Muçarela Fatiados. Já a Cruzília lançou o Serra da Mantiqueira, Minas Meia Cura e Brie Aperitivo. A Búfalo Dourado, por sua vez, alcançou resultados inéditos com a burrata, e a Lac Lélo ampliou as exportações para os Estados Unidos por meio de parcerias estratégicas.


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