• Carregando...
Renda, tempo de atividade, cor, sexo: quem é o pequeno empreendedor paranaense
| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina/Arquivo

O Paraná é o segundo estado com o maior número de pequenos negócios longevos. O Atlas dos Pequenos Negócios, levantamento nacional publicado semana passada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que em 2021 o estado teve 81% dos pequenos empreendimentos com mais de dois anos de atividade. Estão na lista empresas classificadas como Microempreendedor Individuail (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da coluna Paraná S/A

O estado ficou na mesma posição que Santa Catarina, que também encerrou o ano passado com 81% dos pequenos negócios com mais de dois anos de atividade. Em primeiro lugar ficou o Rio Grande do Sul, com 83%.

O Atlas mostra que os pequenos negócios movimentaram R$ 420 bilhões em todo o Brasil ano passado. O levantamento não detalha quanto cada unidade da federação faturou. Mas informa a distribuição dos MEIs, MEs e EPPs pelo país, com o Paraná representando 6% de todos os pequenos empreendimentos brasileiros.

O Raio-X dos pequenos negócios do Sebrae aponta ainda que 31% dos pequenos negócios paranaenses geram renda mensal de apenas um salário mínimo a seus proprietários. E que 83% dos estabelecimentos dessa natureza no estado não têm empregados, ou seja, os empreendedores trabalham por conta própria.

Por outro lado, o Paraná tem um dos maiores índices de pequenos empreendedores que contribuem para a Previdência Social. 52% dos donos de pequenos negócios no estado fazem o recolhimento do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS). O Paraná fica atrás apenas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde o índice de recolhimento da previdência chega a 61% em ambos os estados.

Perfil social

O Atlas do Sebrae também traça um perfil social dos MEIs, micros e pequenos negócios paranaenses.

31% do pequenos empreendedores do estado são jovens, com até 34 anos de idade. Os estados com maiores índices de pequenos empresários jovens são Roraima, Amapá e Acre, com 40%, 38% e 36%, respectivamente.

As mulheres estão à frente de 31% dos pequenos negócios no Paraná, mostrando que a força masculina ainda é maioria nos pequenos negócios, representando 69%. O estado com maior presença feminina à frente dos pequenos negócios é o Rio de Janeiro, com 38%. Na sequência, vêm o Distrito Federal com 37% e Sergipe com 37%.

Já os empreendedores negros são 29% do total de donos de MEIs, micro e pequenas empresas no Paraná. Nesse item o Paraná ficou à frente entre os estados do Sul, com Santa Catarina e Rio Grande do Sul tendo apenas 15% de empreendedores negros cada um. Por outro lado, o Paraná ficou bem atrás de Acre a Amazonas, estados que lideram a proporção de pequenos empreendedores negros com 84% cada um.

Em termos de escolaridade, o Paraná tem 22% dos pequenos empreendedores com nível superior. O estado também fica atrás dos vizinhos Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesse quesito: ambos somam 24% dos pequenos empresários com diploma acadêmico. Os líderes são São Paulo, com 30%, e Rio de Janeiro, com 25% dos MEIs, micros e pequenos empresários com nível superior.

Atividades

O setor de serviços é o que mais concentra os pequenos negócios no Paraná, com 35% do mercado.

Na segunda colocação, vem o comércio, com 22%. Já os setores da agropecuária, construção civil e indústria somam respectivamente 18%, 15% e 9% dos pequenos empreendimentos no estado.

Abertura x fechamento de pequenos negócios

O Paraná viu nascer em 2021 o total de 263.953 pequenos negócios. A maior parte, 75,5%, foi de MEIs, com 199.371 empreendimentos. Na sequência vieram as Microempresas, com 59.064 novos empreendimentos e as Empresas de Pequeno Porte, com 5.518 novos estabelecimentos.

Já o total de pequenos negócios que fecharam ano passado no Paraná foi de 9.756. As MEIs também puxaram essa fila, com 65.421 microempreendedores que encerraram as atividades em 2021. Na sequência, vieram as Microempresas, com 31.171 pequenos negócios que deixaram de existir. Entre as Empresas de Pequeno Porte, foram 1.953 estabelecimentos que fecharam as portas.

Em atividade

O Paraná fechou o ano de 2021 com 80% dos MEIs inscritos na Receita Federal em atividade. Dos 733.092 inscritos, 587.652 encerraram o ano em atividade.

Já entre as Micro e Pequenas Empresas paranaenses o índice foi maior: 93% das inscritas encerraram o ano em atividade. Das 598.167 MPEs inscritas na Receita Federal, 556.295 fecharam 2021 em atividade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]