• Carregando...
Romagnole registra alta de 30% no EBITDA em seis meses
| Foto: Divulgação

A Romagnole, uma das principais fabricantes de produtos elétricos do Brasil, percebeu a necessidade de expandir ainda mais seu crescimento. Para isso, contou com a expertise da consultoria empresarial Maitreya, que logo nos primeiros seis meses de trabalho ajudou a empresa a elevar seu nível de excelência. Em uma análise consolidada, foi constatado que a empresa aumentou seu EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em mais de 30% neste curto período.

"Quando iniciamos o trabalho com a Romagnole, suas principais dores estavam relacionadas ao diagnóstico da fábrica, efetividade do processo de planejamento de vendas e operações (S&OP) e uma nova fase na produção. Após um diagnóstico amplo e detalhado, que chamamos de ‘Raio-X Maitreya’, iniciamos um forte processo de revisão operacional que incluiu a otimização das análises financeiras-estratégicas, implantação de um processo completamente novo de planejamento e produção, revisão do tempo de produtividade da fábrica e gestão de riscos e custos de fornecedores", destaca Leo Horta, sócio fundador da Maitreya.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

Com as ações implementadas, houve também um aumento importante nas unidades produzidas nos últimos 6 meses. Além disso, o First Pass Yield, que evidencia a excelência do produto, aumentou em 33% em 6 meses. Houve também melhorias relevantes no processamento de pedidos, com um avanço da taxa de OTP (promessa de data de entrega ao cliente, garantindo ao mesmo tempo que a empresa possa atender o pedido dentro dos leadtimes internos) de quase 50%. Isso tudo com uma melhoria extremamente impactante de eficiência de working capital.

“’O que te trouxe até aqui precisa ser respeitado, mas não necessariamente é o que vai garantir que sua empresa chegará onde ela almeja estar nos próximos anos’, essa frase faz muito sentido para minha gestão e me ajudou a antecipar possíveis movimentos do mercado. A percepção do momento foi um passo importante para estruturar nosso crescimento acima do mercado, aperfeiçoando nosso modelo de gestão, equipe, metodologias e processos. Foi um ajuste na rota que nos permitiu visualizar as avenidas de crescimento. Um bom exemplo é que com a mesma linha de montagem, obtivemos ganhos operacionais ao implementar um novo modelo de gestão fabril, com previsibilidade, ênfase na produtividade, qualidade e busca constante pela eficiência”, cita Alexandre Romagnole, presidente da companhia.

Todos esses ganhos refletiram na qualidade dos produtos e serviços, e consequentemente melhorando o relacionamento com os seus clientes e fornecedores, que são valores fundamentais da empresa. Ao longo dos anos, a Romagnole tornou-se uma referência em sua área de atuação devido à qualidade e a integridade nas negociações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]