Gigante da logística ferroviária nacional, a Rumo, empresa com sede em Curitiba, anunciou acordo com o governo do Mato Grosso para a construção de uma ferrovia de 730 quilômetros entre Rondonópolis (na região sul daquele estado) e Lucas do Rio Verde (porção centro-norte), com ramal ligando a via à capital Cuiabá.
De acordo com a empresa, o projeto, de grande porte, custará entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões e a previsão inicial é que o primeiro terminal opere entre 2025 e 2026. A conclusão da extensão está prevista para 2030. A Rumo indica que o contrato permitirá à empresa a gestão do trecho por 45 anos, prorrogáveis por mais 45.
A operação traz uma novidade. Diferentemente do que acontece na maior parte dos contratos deste tipo do Brasil, a construção é em regime de autorização, e não concessão. Com isso, a construção se torna totalmente privada, sem aportes ou compartilhamento de riscos com o estado.
A nova operação da empresa de logística é um complemento de um trecho que já opera, ligando Rondonópolis ao Porto de Santos. A região é um dos principais cinturões do agronegócio brasileiro.
-
Órgão do TSE criado para monitorar redes sociais deu suporte a decisões para derrubar perfis
-
Relatório americano divulga censura e escancara caso do Brasil ao mundo
-
Mais de 400 atingidos: entenda a dimensão do relatório com as decisões sigilosas de Moraes
-
Lula afaga o MST e agro reage no Congresso; ouça o podcast
Meta fiscal mais frouxa do governo Lula piora expectativas e mercado joga juros para cima
Rebaixamento da meta aumenta desconfiança sobre as contas do governo Lula
Incertezas do Brasil fazem exportador deixar dólar no exterior e elevam pressão sobre câmbio
FMI amplia projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2024 e 2025
Deixe sua opinião