• Carregando...
Um dos prédios da Sanepar à noite.
| Foto: Andre Thiago/Divulgação

Com 59 anos comemorados no último da 23 de janeiro, a Sanepar pode chegar aos 60 atuando fora do Paraná. De acordo com a empresa, a exploração de serviços públicos e privados de saneamento em outros estados e até no exterior “podem ser nova fonte de receita da empresa, possibilitando a redução das tarifas e mais investimentos no estado”.

Por enquanto, porém, a empresa diz apenas que o planejamento para essa expansão é “estratégico” e que “está atenta às evoluções do mercado”.

A possibilidade de a companhia atuar fora do estado do Paraná surgiu em 2020, com a sanção da lei de nº 20.266, de 21 de julho de 2020, que amplia a atuação da empresa, tanto em termos de serviços quanto de área geográfica.

Criada exclusivamente com o fim de oferecer serviços públicos de abastecimento de água potável, tratamento de esgoto e promoção do saneamento básico do Paraná, com a nova lei, a Sanepar também pode trabalhar com a proteção do meio ambiente e de recursos hídricos, a produção de energia em suas unidades, a instalação de fibra ótica em suas redes, a prestação de consultoria, assistência técnica e certificação em suas áreas de atuação e outros serviços relativos à saúde da população.

A lei diz ainda que essa prestação de serviços pode acontecer dentro ou fora dos limites territoriais do estado e que a empresa também pode “participar, majoritária ou minoritariamente, de consórcios, fundos de investimentos, sociedades com empresas públicas ou privadas”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]