i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paraná S.A

Foto de perfil de Paraná S.A
Ver perfil
Mercado de trabalho

Análise do Sebrae mostra onde estiveram os empregos gerados em 2019

  • 22/02/2020 14:00
Análise do Sebrae mostra onde estiveram os empregos gerados em 2019
| Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Nove em cada dez empregos gerados no Paraná em 2019 foram em uma micro ou pequena empresa (MPE), aponta análise do Sebrae. A entidade filtrou os números do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados mensalmente, e concluiu que as MPEs tiveram um saldo de 46.794 postos de trabalho – 91% do total no estado, que foi de 51.194 vagas.

Como comparativo, as empresas médias e grandes geraram apenas 4.447 novas vagas, destaca o Sebrae.

Na história recente, tem sido justamente as MPEs os motores do emprego no estado. Depois de dois anos de demissões (2015 e 2016), as micro e pequenas empresas voltaram a ter saldo positivo em 2017 (23.144 empregos). De lá para cá, o número de postos de trabalho vem crescendo neste segmento.

Ainda de acordo com os números, os setores de serviços e comércios foram os que tiveram melhor desempenho em 2019. Serviços geraram 26.822 empregos; comércios, 10.874.

O movimento das MPEs no estado está alinhado com o que acontece no país. No Brasil todo, elas criaram 731 mil postos de trabalho. Já as médias e grandes encerraram o ano com um saldo negativo de 88 mil vagas.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    jonny liebl

    ± 1 dias

    É triste ver pessoas se tornando "empresários" por total falta de opção e não por vocação...!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]