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Após experiência bem sucedida na venda direta ao consumidor pela internet, RPF Group agora quer digitalizar vendas no varejo.
Após experiência bem sucedida na venda direta ao consumidor pela internet, RPF Group agora quer digitalizar vendas no varejo.| Foto: Divulgação RPF Group

A experiência da venda direta da indústria ao consumidor pela internet fez com que o frigorífico RPF Group se planeje para expandir o mesmo atendimento no fornecimento ao varejo, em especial os pequenos comerciantes. Pelo aplicativo e pelo WhatsApp, o quarto maior produtor de carne suína no Paraná e detentor da marca Rainha Alimentos vende cortes congelados e produtos defumados para Londrina e região.

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O grupo de Ibiporã, no Norte do estado, com plantas em outras regiões do Paraná, começou a venda on-line para o consumidor no fim de de 2021, ainda na esteira das restrições sanitárias que limitavam a mobilidade das pessoas. De lá para cá, o volume dessas vendas tem crescido na média de 40% ao mês.

Sem experiência no varejo direto e nem na venda on-line, a indústria teve de fazer adaptações, como disponibilizar produtos por unidade, além de recalcular o controle de estoques. A RPF também teve de lançar produtos em quantidades fracionadas, como o bacon em cubos de 500 gramas e o bacon de pernil em tabletes de 400 gramas.

"No início, o mais interessante foi a procura dos próprios colaboradores em comprar pela internet, já que antes não conseguiam adquirir nossos produtos diretamente e por isso tinham de ir até os supermercados. Depois, registramos a compra e recompra dos consumidores, que voltaram com elogios tanto à qualidade do produto entregue, quanto à forma de apresentação, na embalagem, na sacola. Houve elogio até na questão de o produto chegar na casa das pessoas ainda congelado, bem conservado”, explica o gestor de marketing do grupo, Diego Aguiar.

Além de adaptações na produção e logística, a RPF também expandiu o marketing para atingir o consumidor na venda direta. Foram traçadas estratégias não só nas mídias tradicionais, como também no ambiente digital, com participação inclusive de influenciadores. "O intuito foi reforçar o entendimento de que a carne suína é uma alternativa real para o dia a dia. E a união desses fatores se consolidou com o canal digital de vendas, pois tivemos um número considerável de pedidos em curto espaço de tempo e o processo de recompra", enfatiza Aguiar.

Com o embalo das vendas pelo aplicativo, o frigorífico decidiu expandir as vendas para o WhatsApp em março também para Londrina e cidades vizinhas. Por esse canal, o consumidor acessa a loja virtual com os produtos disponíveis e preços. O grupo também decidiu investir em promoções especiais pelo WhatsApp e liberar frete grátis nas compras de até R$ 30 nessa plataforma.

Pequenos varejistas

Essa experiência na venda direta ao consumidor pela internet motivou a RPF a expandir seus canais e modelos de comercialização. O objetivo é criar um canal exclusivo de vendas para o varejo, em especial o pequeno.

O programa está em fase de testes, com o mapeamento de oportunidades. Na sequência, o grupo vai definir metas e números integrados para a operação dentro do objetivo estratégico da marca.

"A integração de um modelo digital de atendimento não significa substituir modelo ou redução de custos, mas o fortalecimento de nossos canais de relacionamento com o cliente, visto que eles estão cada vez mais conectados e comprando online, o que não é diferente no segmento de proteína animal", reforça o gestor de marketing.

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