
Ouça este conteúdo
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, foi, pelo segundo ano consecutivo, o terminal portuário da região Sul que mais movimentou contêineres no primeiro trimestre. O dado, disponível na mais recente atualização do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), também aponta o avanço da TCP para o segundo lugar no ranking nacional entre as empresas portuárias na movimentação de contêineres.
Segundo a Antaq, somando operações de exportação, importação e transbordo, a TCP atingiu a marca de 372.446 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados, recorde para o primeiro trimestre e que representa um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
“A liderança nos dois últimos anos é reflexo direto dos investimentos e soluções implementadas nesse período e que tornam o Terminal de Contêineres de Paranaguá a principal referência em gestão portuária. Entre os terminais brasileiros, a TCP possui hoje o maior parque de máquinas, é líder no número de serviços marítimos, e conta com o maior pátio para armazenagem de contêineres refrigerados da América do Sul, com 5.268 tomadas, número que já é superior à projeção de investimentos de outros terminais neste segmento”, destaca Rafael Stein, gerente institucional e jurídico da TCP.
O bom resultado vem na esteira de um 2024 que encerrou com uma movimentação recorde de 1.556.453 TEUs, volume que posicionou a TCP como o terceiro terminal portuário no Brasil a ultrapassar a marca de 1,5 milhão de TEUs ao longo de um ano.
No primeiro trimestre de 2025, a TCP alcançou um volume sem precedentes na movimentação de contêineres refrigerados (reefer): foram 35.809 unidades, alta de 17% para o período, conferindo uma participação de mercado de 40,3% no segmento de carnes e congelados. Apenas no mês de março, o Terminal registrou a movimentação de 13.890 contêineres reefer, número 14% superior ao recorde anterior de 12.204 unidades, registrado em junho de 2024.







