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Economia, empresas e negócios do Paraná por Marcos Xavier Vicente. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Mobilidade urbana

Tecnologia da F1, potência, economia: como são os novos carros elétricos da Renault

Llinha de motores E-Tech, dos novos veículos elétricos da Renault traz tecnologias da Fórmula 1. (Foto: RODOLFO BUHRER / Divulgação Renault)

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A nova linha de carros elétricos da linha E-Tech da Renault, lançada no início de setembro no evento E-Tech 100% Electric Days, em São Paulo, chega ao Brasil e toda a América Latina recheada de tecnologias trazidas da Fórmula 1. Segundo a montadora francesa, essas novidades, aliadas à potência dos novos modelos, devem trazer ainda mais economia para o bolso dos motoristas.

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Nesta terceira reportagem da série do papel do complexo em São José dos Pinhais no plano de massificação de carros elétricos com investimentos de R$ 2 bilhões da Renault, a coluna Paraná S/A traz mais detalhes sobre os novos veículos lançados pela gigante francesa que no futuro devem ser fabricados no complexo industrial na Região Metropolitana de Curitiba a partir da nova plataforma CMF-B que vai ser instalada na sede brasileira no Paraná.

Nome e tecnologias da Fórmula 1

Os novos Kwid, Zoe, Megane, Master e Kangoo apresentados no evento da Renault em São Paulo trazem consigo um sobrenome imponente, E-Tech.

O sistema, que alia facilidade de recarga, potência e baixo custo por quilômetro rodado, chega às ruas direto das pistas da Fórmula 1, onde desde 2009 os motores vêm contando com unidades de potência movidas a energia elétrica.

Os carros Alpine A522 guiados pelo bicampeão da Fórmula 1 pela escuderia francesa Fernando Alonso e Esteban Ocon eram frutos das pesquisas da Renault na eletrificação dos carros: o motor E-Tech RE22, de onde diversas características são levadas para os utilitários e carros de passeio da montadora.

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Autonomia de 300 km e recarga em tomada convencional

Uma das características absorvidas dos protótipos da Fórmula 1 é a confiabilidade no sistema de baterias. Com apenas uma carga completa, o Kwid E-Tech é capaz de rodar por quase 300 quilômetros.

Nas contas do presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, a autonomia é mais do que suficiente para atender ao uso normal de um carro como esse, de perfil urbano. “Assim como o Zoe e o Kangoo, o Kwid E-Tech é um carro voltado ao público das cidades, que roda por cerca de 100 quilômetros por dia”, aponta o executivo.

Novo Renault Kwid E-Tech. (Foto: Divulgação / Renault / RODOLFO BUHRER)

A recarga da bateria, explica o presidente da multinacional francesa no Brasil, pode ser feita durante a noite, em uma tomada convencional. “A mesma que usamos para carregar o celular ou ligar o computador”, enfatiza Gondo. A montadora garante a vida útil das baterias de íons de lítio, menos suscetíveis ao temido efeito memória e perda gradual de capacidade de carga, por até oito anos ou 120 mil quilômetros rodados.

Até cinco vezes mais econômico

Nas contas da montadora, o Kwid E-Tech pode ser até cinco vezes mais econômico do que a versão convencional de motor à combustão.

Considerando que o valor médio de 1 quilowatt-hora de energia elétrica no país é de R$ 0,66 e o preço médio do litro de gasolina no Brasil é de R$ 5,17, cada quilômetro rodado no Kwid E-Tech teria um custo de R$ 0,06 contra R$ 0,34 da versão convencional.

Ainda assim, os 65 cv de potência do compacto garantem uma aceleração de 0 a 50 quilômetros por hora em 4,1 segundos.

Sistema de freios que recarrega a bateria

O sistema de freios dos veículos da nova linha E-Tech também chega repleto de tecnologias da Fórmula 1.

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O sistema de frenagem regenerativa nos novos carros da Renault recupera parte da energia dissipada pelo uso dos freios na forma de energia elétrica, que volta para a bateria do carro. Dessa forma, é possível carregar o veículo durante o uso, estendendo a autonomia.

Megane E-Tech com motor 220 cv e autonomia de 450 km

No novo Megane E-Tech, essa tecnologia está presente com quatro diferentes níveis de atuação. O hatch, que já tem mais de 30 mil unidades vendidas na Europa desde que foi lançado em maio deste ano, chega ao Brasil no primeiro semestre de 2023.

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Sua motorização vai entregar 220 cavalos de potência com 300 Newton-metro de torque, o que deve permitir uma aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em pouco mais de 7 segundos.

A bateria garante ao Megane E-Tech autonomia de 450 quilômetros com uma carga completa. Conectada a um carregador DC rápido, é possível garantir uma carga suficiente para 100 quilômetros de deslocamento em apenas 8 minutos.

Novo Renault Megane E-Tech. (Foto: Divulgação / Renault / RODOLFO BUHRER)

Primeiro representante da linha Nouvelle Vague de design da marca francesa, o Megane E-Tech conta também com a utilização de produtos têxteis e plásticos oriundos de materiais 100% reciclados.

Segundo as especificações da Renault, ao final de seu ciclo de uso será possível reciclar até 95% do Megane E-Tech - o que reforça o apelo ambiental da marca.

Ainda não há informações sobre o preço de lançamento do novo hatch no Brasil.

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