Publicidade
Paraná S.A

Paraná S.A

Espaço atualizado pelo time de Negócios da Gazeta do Povo. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Carreta que ajudou famílias após tornado em Rio Bonito do Iguaçu vira sala de aula para novos voluntários.

ADRA capacitará cerca de 60 participantes em Curitiba para atuar em emergências diante da intensificação do El Niño

Carreta usada em operações humanitárias será utilizada no treinamento de voluntários para resposta a emergências em Curitiba.
Carreta usada em operações humanitárias será utilizada no treinamento de voluntários para resposta a emergências em Curitiba. (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

Cerca de 250 novos voluntários estão sendo preparados pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) para atuar em situações de emergência na Região Sul. O ciclo de capacitações com a Carreta Solidária já passou pelo Rio Grande do Sul, onde reuniu aproximadamente 100 pessoas, e por Santa Catarina, com cerca de 90 participantes.

A última etapa será realizada no Paraná, entre sexta-feira (28) e domingo (30), com a participação de aproximadamente 60 voluntários. O treinamento teórico e prático ocorrerá na sede da Fundação de Ação Social (FAS), em Curitiba.

A capacitação terá a presença de voluntários da FAS, integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, representante da Defesa Civil e membros de outras organizações parceiras.

O treinamento ocorre em um período de maior atenção às condições climáticas no Sul do Brasil. Segundo atualização do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o El Niño, identificado desde junho no Oceano Pacífico Equatorial, deve provocar chuvas acima da média em todas as regiões do Paraná. Os maiores volumes são esperados no Oeste e no Sudoeste, principalmente na bacia do Rio Iguaçu.

DA RESPOSTA À PREVENÇÃO

A mesma Carreta Solidária utilizada nos treinamentos ajudou famílias atingidas pelo tornado que passou por Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, em novembro de 2025. Agora, a experiência acumulada naquela operação ajuda a preparar novas equipes para possíveis desastres.

Durante os três dias de programação em Curitiba, os participantes receberão orientações sobre logística, acolhimento de pessoas afetadas, apoio psicossocial e organização das frentes de atendimento. Também haverá atividades práticas para conhecer e operar a cozinha e a lavanderia da unidade móvel.

“O treinamento combina teoria e prática, tanto no acolhimento quanto no manejo da carreta, nas áreas de cozinha e lavanderia. Também vamos abordar o apoio psicossocial e a logística. A proposta é preparar essas equipes para possíveis emergências climáticas no Paraná”, explica David Chaxim, diretor da ADRA no estado.

A capacitação faz parte de uma articulação entre a ADRA, a Prefeitura de Curitiba e a Defesa Civil. Segundo Chaxim, a proposta é formalizar uma parceria que permita ampliar a capacitação e a certificação de voluntários preparados para atuar de forma integrada com os órgãos públicos em situações de emergência.

“Essa parceria poderá fortalecer o trabalho conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos públicos. Quanto mais pessoas estiverem preparadas, maior será nossa capacidade de organizar uma resposta quando houver necessidade”, afirma.

EXPERIÊNCIA APÓS O TORNADO

A importância da preparação ficou evidente em novembro de 2025, quando um tornado de grande intensidade atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A Carreta Solidária foi enviada ao município para apoiar as famílias afetadas.

Durante a operação, a unidade lavou mais de duas toneladas de roupas, serviu quase 2 mil refeições e ofereceu apoio emocional a dezenas de famílias. Voluntários da ADRA também atuaram na retirada de entulhos, distribuição de donativos e reconstrução de estruturas danificadas.

Adaptada para funcionar como uma base humanitária sobre rodas, a unidade conta com cozinha industrial capaz de produzir até 1.500 refeições quentes por dia, lavanderia para lavagem e secagem de roupas e espaço destinado ao atendimento psicossocial.

Em situações de desastre, a estrutura complementa o trabalho do poder público e da Defesa Civil, principalmente nos primeiros dias após a emergência, quando muitas famílias ficam sem acesso à alimentação, roupas limpas e condições básicas para retomar a rotina.

Com a conclusão da etapa paranaense, aproximadamente 250 novos voluntários terão sido preparados nos três estados do Sul para apoiar futuras operações da ADRA diante de enchentes, tempestades, deslizamentos, tornados e outros eventos climáticos.

SERVIÇO
Treinamento de Resposta a Emergências com a Carreta Solidária da ADRA Brasil

Data e horários:
- Sexta-feira, 28 de agosto, das 19h às 22h
- Sábado, 29 de agosto, das 7h30 às 18h30
- Domingo, 30 de agosto, das 7h30 às 13h

Local: sede da Fundação de Ação Social (FAS)
Endereço: Rua Eduardo Sprada, 4.520, Curitiba (PR)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.