Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Economia, empresas e negócios do Paraná. Sugestões no e-mail prsa@gazetadopovo.com.br

Crescimento

Turismo do Paraná avança 10,6% em maio e fica acima da média nacional

Turismo Paraná Foz
Foz do Iguaçu é o principal destino turístico do Paraná. (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

Ouça este conteúdo

O turismo no Paraná registrou, em maio de 2025, um avanço de 10,6% na comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com a Análise de Desempenho do Turismo realizada pela Fecomércio PR com base em dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação a abril deste ano, o crescimento mensal foi de 2,6%, em contraste com a retração média nacional de 0,7%.

Este desempenho positivo também se refletiu no acumulado dos últimos 12 meses (junho/24 a maio/25), quando o Paraná apresentou alta de 7,5%, superando a média nacional de 6,0% e alcançando a 6ª posição entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas de Santa Catarina (+11,1%), Rio de Janeiro (+11,0%), Pará (+10,1%), Bahia (+9,7%), e Ceará (+9,0%). Já o comparativo de janeiro a maio de 2025, mostrou um crescimento de 5,7% no volume de atividade turística local.

Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.

O setor turístico paranaense apresentou crescimento expressivo, influenciado, sobretudo, pelos aumentos de receitas das empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas relacionados às hospedagens. Destaca-se ainda o aumento de 23,7% no número de turistas internacionais no 1º semestre, somando 627.858 visitantes, conforme dados da Secretaria de Turismo do Paraná.

Para o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o crescimento da atividade turística indica um setor de serviços forte, com baixa taxa de desemprego e expansão da renda na economia, alinhado com os crescentes investimentos na infraestrutura turísticas do estado.

No Brasil, a atividade turística registrou queda de 0,7% no volume de vendas em maio na comparação com abril de 2025. Já em relação a maio de 2024, o turismo brasileiro cresceu 9,5%. Esse resultado positivo pode ser explicado pela receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, hotéis, serviços de bufê e serviços de reservas relacionados às hospedagens.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.