
Ouça este conteúdo
Curitiba acaba de receber um espaço inédito no país: o The Rochdale Cult, criado pela Unicred União, é o primeiro tributo físico no Brasil à história e aos princípios do cooperativismo moderno. Instalado dentro da agência Batel da cooperativa de crédito, o espaço resgata as origens do movimento cooperativista e propõe uma imersão cultural e histórica, com forma de pub inglês e alma cooperativista.
Com ambientação detalhada, o local reúne mobiliário e iluminação de época, além de elementos interativos como um espaço para fotos com figurinos históricos e um piano antigo que acompanhará os encontros. O Cine Rochdale exibe vídeos sobre a origem e evolução das ideias de cooperação pelo mundo. Um telefone vintage com mensagens de grandes nomes do cooperativismo pode tocar a qualquer momento, reforçando a proposta de imersão e experiência. Uma galeria com fotos antigas e uma linha do tempo com os principais marcos da trajetória cooperativa completam o ambiente.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
O nome do espaço homenageia os fundadores da primeira cooperativa moderna, criada em 1844 na cidade de Rochdale, na Inglaterra. O grupo formado por 28 pessoas, em sua maioria tecelões, uniu-se para montar um armazém que permitisse a compra coletiva de alimentos a preços acessíveis. O modelo deu origem ao cooperativismo como se conhece hoje. De acordo com dados de 2024 da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são cooperadas, o equivalente a uma em cada oito pessoas no planeta.
“O The Rochdale Cult é uma homenagem a quem teve coragem de sonhar e realizar, e um convite para seguirmos trilhando esse caminho todos os dias”, afirma Marcelo Vieira Martins, diretor executivo da Unicred União. “Para perenizar o modelo cooperativista, as pessoas precisam conhecer suas raízes. Entender de onde viemos nos ajuda a manter viva a chama da cooperação.”
A iniciativa está alinhada à tendência do setor financeiro de transformar agências em espaços de relacionamento, uma vez que a maioria das operações bancárias migrou para canais digitais. Segundo a Unicred União, o objetivo é oferecer um ambiente que estimule conexões entre cooperados, fortalecendo os vínculos com a instituição e com o cooperativismo.







