• Carregando...
Venda
de imóveis em leilões on-line cresce até 215% no Paraná em meio à pandemia do coronavírus
Venda de imóveis em leilões on-line cresce até 215% no Paraná em meio à pandemia do coronavírus| Foto: Divulgação assessoria de imprensa

A compra de imóveis via leilões pela internet cresceu expressivamente nos últimos meses no estado. De acordo com dados do Sindicato dos Leilões Públicos Oficiais do Paraná, abril teve a maior procura até o momento, com aumento de 215%, em relação ao mesmo mês, no ano passado. A oferta de novos imóveis para venda pela modalidade também subiu e chegou a 500% de alta. Cenário econômico instável por causa do coronavírus, isolamento social e possibilidade de investimento impulsionaram os negócios.

Os números referentes aos leilões de imóveis no estado, apurados pela Kronberg Leilões, mostram que somente no primeiro trimestre de 2020, a crescente foi de 150%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, considerando apenas o mês de abril, a procura subiu 215%. Em maio, o número foi 185% maior no comparativo ao ano anterior.

"Um primeiro ponto a se observar é que as pessoas estão mais em casa, suscetíveis a comprar de forma virtual. Além disso, estão vendo o quanto é importante morar de forma confortável devido ao isolamento social. Outro fator decisivo para esse aumento, é que o imóvel tem se mostrado um ativo que pode render, aos investidores, mais do que dinheiro aplicado no banco", detalhou o leiloeiro público Helcio Kronberg.

Ao contrário de períodos anteriores em que o dinheiro investido no banco poderia render 14% de juros, sem riscos, agora os valores giram em torno de apenas 2,25% e a tendência é cair mais ainda.

"O investimento em imóveis tem se mostrado estratégico e atrativo, pois o bem valoriza e o investidor não sofrerá perdas, como na Bolsa de Valores. Além disso, o aluguel tem mais rentabilidade do que a atual renda fixa", detalhou.

Grande oferta

Desde o início da pandemia, em março, até o momento, houve um aumento de 500% na oferta de imóveis para os leilões virtuais. Isso porque, como não estão ocorrendo audiências, os juízes estão conseguindo - por meio do tele-trabalho - dar andamentos a processos que estavam parados, determinando, assim, mais envio de imóveis para esse tipo de venda. O Paraná tem conseguido números recordes: na frente de todos os outros estados brasileiros, já foram 2.170.007 atos judiciais em 100 dias de trabalho.

Na opinião de Kronberg, os números tendem a aumentar, tornando cada vez mais atrativo comprar imóveis em leilões pela internet, uma vez que há grande opção de escolha.

“Em função da crise econômica, a tendência é que mais imóveis sejam tomados pelos bancos por causa da inadimplência. Isso deve movimentar o mercado de leilões em todo o país”, finalizou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]