• Carregando...
Volvo
Fábrica em Curitiba será a responsável pela fabricação dos novos modelos da linha FH da Volvo| Foto: Pablo Vaz/Divulgação

A Volvo do Brasil anunciou nesta quarta-feira (16) a fabricação de três novos caminhões em sua fábrica na Cidade Industrial, em Curitiba. A novidade foi classificada pela montadora de “maior lançamento da Volvo no Brasil e no mundo” e faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão que a empresa havia planejado para o ciclo 2020-2023.

A nova geração dos caminhões pesados Volvo FH, FM e FMX chega ao país poucos meses após seu lançamento na Europa. Entre os destaques dos modelos estão novos pacotes de dispositivos de segurança, novos painéis digitais, itens de conectividade e mais eficiência no consumo de combustível, que promete ser 5% menor.

De acordo com executivos da empresa, a produção deve começar em outubro, com os primeiros modelos sendo entregues ainda no último trimestre do ano. A Volvo não divulga a projeção da produção na nova geração de pesados. A linha FH é hoje a líder no segmento dos caminhões pesados no país.

A empresa indica ainda que a crise de semicondutores e outros componentes veiculares [a pandemia afetou a produção destes itens, causando uma escassez no mercado fortemente sentida pela indústria automobilística] não deve prejudicar a produção. A empresa indica que está conseguindo comprar semicondutores e acelerar esta fase de pré-fabricação da linha.

O preço dos veículos não foi divulgado. A empresa indica que ainda está em fase de definições dos custos por conta da alta no preço de insumos, como o aço.

A estrutura da Volvo no Brasil 

O braço brasileiro da montadora sueca mantém uma unidade de produção de equipamentos de construção em Pederneiras, São Paulo, mas sua principal estrutura está no Paraná. É da unidade de Curitiba, na CIC, que saem os veículos (caminhões e ônibus) e motores produzidos pela marca. Há ainda um centro de distribuição de peças em São José dos Pinhais.

Desde o início do ano, a empresa indica que contratou cerca de 400 pessoas por conta da nova produção. Dos cerca de cinco mil funcionários diretos da empresa no país, quatro mil estão em Curitiba. Ao todo, na América Latina, são seis mil empregados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]