
Ouça este conteúdo
Goiânia será a primeira cidade do mundo a ter operação regular de uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. O feito é resultado de uma parceria com a GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP, especializado na estruturação de projetos de capital intensivo associados ao setor de mobilidade urbana. São 21 ônibus modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e 5 biarticulados. Eles irão operar no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia – RMTC.
Os veículos fazem parte do primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos produzidos no complexo industrial da Volvo, em Curitiba. A fábrica é a base de produção e exportação desses ônibus para todos os mercados da marca no mundo. O biarticulado tem capacidade para 250 passageiros e o articulado para 180 pessoas, ambos com zero emissões de CO₂ e baixíssimo nível de ruído.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo LinkedIn da Paraná S.A.
“É com grande satisfação que anunciamos esta importante venda para um dos principais BRTs do país. Goiânia dá um passo importante ao escolher ônibus elétricos de alta tecnologia e grande segurança em sua jornada de descarbonização do transporte público”, diz André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.
Para Gustavo Bacellar de Faria, diretor-executivo da GreenMob Capital, a entrega dos novos ônibus representa um marco para o transporte coletivo brasileiro. “Estamos trazendo para Goiânia o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia veicular, unindo eficiência, conforto e segurança. A chegada dos BZRT elétricos reforça nosso papel em promover a estruturação de soluções inovadoras e sustentáveis para mobilidade urbana, criando valor real para as cidades e para os nossos clientes”, afirma.
O negócio foi fechado pela Suécia Veículos, concessionária que representa a Volvo em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. A venda também contou com o suporte da Volvo Financial Services, divisão da marca que deu respaldo de crédito para a aquisição dos chassis.
“Os novos ônibus Volvo serão entregues ainda em 2025. Goiânia será a primeira cidade do mundo a operar uma frota de biarticulados elétricos Volvo de forma regular, com zero emissões. Com 28 m de comprimento, serão os maiores veículos elétricos do mundo em atividade diária”, assegura Paulo Arabian, chefe de vendas de ônibus da Volvo.
Os veículos rodarão no sistema BRT da Grande Goiânia, formado pelos BRT Norte-Sul, cuja 1ª fase foi inaugurada no ano passado, e no novo BRT Leste-Oeste, resultado da reconstrução do antigo “Eixo Anhanguera”, um dos primeiros corredores tronco-alimentados implantados no país, na década de 1970. O sistema atende cerca de 180 mil passageiros por dia, tem 19 estações de embarque e desembarque em uma extensão total de 28 km (ida e volta), atendendo também as cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo.
Já o BRT Norte-Sul compreende 31 estações com 22 km de extensão e 55 km de ramificações. Ao todo, quando as obras dos dois eixos estiverem completas, estarão integradas 268 linhas do transporte público da capital.







